Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Seduc

Foto: Divulgação Seduc

A missão ‘Juntos pelo Direito de Aprender’ finalizou a agenda promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e Fundação Cesgranrio, na França e Países Baixos (Holanda), nessa sexta-feira, 14. Representando o Tocantins, o secretário Fábio Vaz participou da última atividade da missão na sede do Cito Institute, onde os secretários de Estado da Educação do Brasil participaram do Workshop on Educational Assessment, com o diretor da Cito Internacional, Melchior de Vries.

A programação, que teve início na última segunda-feira, 10, proporcionou aos gestores da educação brasileira o acesso às tecnologias, práticas de ensino e modelos exitosos de avaliação educacional da Europa.

Em Paris, França, o titular da Secretaria de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou das atividades no Ministério da Educação francês com o objetivo de conhecer o sistema de ingresso no ensino superior (Baccauléarat), além da reforma do ensino médio local e avaliações de práticas docentes. Já na sede da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o debate ocorreu acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e as possibilidades de avaliação das habilidades socioemocionais e competências do século XXI. Além do Pisa, os gestores estaduais também discutiram as perspectivas das avaliações brasileiras alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nos Países Baixos (Holanda), o grupo de secretários conheceu a organização do ensino básico público, com incentivo ao ensino bilíngue. Na visita à Haarlemmermeer Lyceum, escola pública da cidade de Hoofddorp, os secretários puderam conhecer os processos de avaliação e de orientação educacional para estudantes, além da qualificação constante para os professores. “Percebi o quanto o sistema de avaliação aqui é motivador e desafiador. Esse modelo de avaliação irá colaborar com o que já estamos formatando para avaliar o ensino no Tocantins, pretendemos implementar um novo formato para avaliar a educação enquanto território. Será a primeira vez que o Estado vai avaliar os municípios, nos anos iniciais”, destacou o Secretário.

Segundo o secretário Fábio Vaz, o compartilhamento de políticas públicas de educação e suas práticas bem-sucedidas são importantes para direcionar ações de fortalecimento da educação, que serão implementadas no Tocantins. “Compreender o sistema de avaliação aplicado em países de referência em educação é o nosso principal objetivo aqui na Europa. É por meio do conhecimento dessas experiências bem-sucedidas que pretendemos aprimorar a qualidade da educação, no Brasil e no Tocantins”, reforçou Fábio Vaz.

Na programação, a comitiva brasileira esteve também em Haia, na Embaixada do Brasil nos Países Baixos, e foi recepcionada pelo embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. Em seguida, visitaram o Ministério da Educação, Cultura e Ciência neerlandês.

Integração e conhecimento

A missão ‘Juntos pelo direito de Aprender’ promoveu uma imersão dos gestores da educação ao sistema de avaliação educacional da França e dos Países Baixos. A ação aconteceu graças a uma parceria estabelecida entre o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e Fundação Cesgranrio. A iniciativa faz parte do plano de trabalho do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional dos Secretários de Educação e, no Tocantins, foi apoiada pelo Governo do Estado.

O CAEd é parceiro dos estados na promoção de muitas das avaliações do ensino e visa discutir o futuro das avaliações a partir da experiência internacional. O foco é promover um rico intercâmbio com importantes instituições educacionais europeias, com o objetivo de agregar aos esforços de gestores, pesquisadores e educadores de todo o Brasil.

O Consed é uma associação que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais de educação pública, além da colaboração entre as unidades federativas. (Secom/TO)

(Foto: Divulgação Seduc)