Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

Foto: Esequias Araujo

Como parte do Programa Mesa Farta, que tem como objetivo apoiar pequenos produtores, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realizou nesta segunda-feira, 17, a entrega simbólica de 500 kits de sementes de hortifrutis para pequenos produtores rurais do Bico do Papagaio. Ação foi realizada na sede do Sindicato Rural de Augustinópolis.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) a previsão é que sejam distribuídos 11 mil kits a agricultores familiares em todos os 139 municípios do Estado, para beneficiar cerca de 8 mil famílias com perfis de produção agrícola.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa reafirmou o compromisso de fomentar a agricultura familiar, gerar emprego e renda para os pequenos produtores e melhorar a qualidade da produção para que se tornem mais competitivos. "Queremos melhorar a produção dos pequenos produtores e para isso estamos doando também o calcário para correção das terras mais ácidas, vamos doar adubo, sementes, além de semêm para melhorar a genética dos animais. Estamos lançando aqui em Augustinópolis essa doação de sementes para que tenham uma boa safra e possam melhorar a vida das pessoas, o orçamento familiar e os produtos  que vão colocar em nossas mesas", ressaltou o Governador.

O secretário executivo da Seagro, Adenieux Rosa Santana, explicou que nesta etapa estão sendo entregues sementes de frutas e hortaliças como mamão, maracujá e melancia. A meta é atender o público da Agricultura familiar de baixa renda. De acordo com o secretário, na segunda etapa, que será no final do ano, serão entregues sementes de arroz, feijão e milho. "Esse programa foi idealizado pelo governador Wanderlei Barbosa para amparar o pequeno produtor”,  explicou o secretário salientando que o programa é uma espécie de fomento, que vai melhorar a produtividade com as sementes selecionadas, que são mais resistentes às pragas e doenças, além de diversificar a alimentação na zona rural e urbana e melhorando a renda das famílias beneficiadas", salientou.

 O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, ressaltou que se trata de um programa de grande alcance socioeconômico. "É uma região com muitos produtores familiares e temos que buscar sempre formas de fomentar esse segmento", comentou.

 O pequeno produtor Valdir Batista Nascimento foi um dos contemplados e falou sobre a importância da ação. "Essas sementes são muito importante e já começamos plantar cheiro verde, abobrinha e quiabo. Com esse kit vamos aumentar e variar ainda mais a nossa produção. É uma semente de qualidade e graças a Deus vai dar tudo certo. Esse projeto beneficia muito o pequeno produtor", disse.

 Já o pequeno produtor, Cleilton Costa Santana, destacou a oportunidade de melhorar a qualidade da alimentação e vender o excedente. "Com esses kits vamos ter a oportunidade de plantar, colher, abastecer nossas casas e vender na feira na cidade o que sobrar", destacou.

Mesa Farta

As sementes foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep). O programa Mesa Farta conta com a integração dos trabalhos dos técnicos do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins), das organizações e sindicatos de produtores rurais.  Os beneficiários prioritários deste projeto são agricultores familiares do Estado do Tocantins que se enquadram nas diretrizes da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.