Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: EAF/Divulgação

Foto: EAF/Divulgação

Quem assiste televisão pela parabólica precisa substituir seus equipamentos pela nova parabólica digital. A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. Em 129 municípios da Região Norte, famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital.

"O modelo antigo das parabólicas sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência. Com o avanço da quinta geração para redes móveis pelo país, a distribuição dos kits vem atingindo cada vez mais cidades. Além de garantir mais qualidade de som e imagem, as parabólicas digitais permitem que as famílias continuem desfrutando da programação variada com ainda mais qualidade", explica o ministro da Comunicações, Juscelino Filho. "É importante reforçar que o agendamento e a instalação são gratuitas", completou.

Todos os estados da Região Norte possuem cidades que já contam com o agendamento para troca de kits. No Pará, moradores de 44 municípios já podem substituir os equipamentos. Em seguida estão Tocantins, com 35; Amazonas, com 20; Acre e Rondônia, com nove municípios cada um; Roraima, com sete; e Amapá, com cinco. A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Brasil

Em todo o país, 1.610 municípios já estão aptos para que as famílias agendem a troca das parabólicas. O kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor. A instalação é feita por técnicos do Siga Antenado que vão até a residência dos beneficiários no dia agendado. Para que a troca seja efetivada, o beneficiário precisa ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

Mais de 500 mil famílias inscritas no CadÚnico foram beneficiadas com a instalação dos kits gratuitos. Para receber o equipamento, as famílias que se enquadram no perfil devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site do Siga Antenado. O beneficiário deve informar seus dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS). (Secom)