Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com intuito de reforçar a prevenção e o controle da brucelose no Estado do Tocantins, o Senar levou o treinamento de aplicação de vacina contra a zoonose ao município de Pium. A ação atendeu o Projeto de Assentamento Macaúba, localizado a 140 km do perímetro urbano.

A iniciativa beneficiou 20 pessoas e foi direcionada aos produtores que recebem assistência técnica do Senar. A capacitação focou na conscientização sobre a vacinação nas fêmeas, além do uso correto de EPIs durante a aplicação, manejo e marcação dos animais.

“Esclareci muitas dúvidas sobre o manuseio, cuidados e armazenamento da vacina. Com o que aprendi no curso, pretendo colocar em prática na minha propriedade e atender vizinhos mais próximos”, disse Genisvaldo Menezes, participante do curso.

Wender Martins, outro participante, tinha como motivação inicial o desejo de obter a licença necessária para aplicar a vacina, cumprindo assim a legislação vigente.

O técnico de campo, Edelweiss Teixeira, ressaltou a importância do treinamento para a geração de renda na comunidade. “Antes eles pagavam pela mão de obra, agora com certificação emitida pelo Senar, eles podem ministrar a vacinação em outras propriedades”, destacou.

Segundo o presidente do assentamento, Valdir Mesquita, os associados demonstraram bastante interesse no curso. “A gente pediu e estamos satisfeitos com o trabalho que tem sido desenvolvido aqui pelo Senar”, reforçou.

Tags: Senar, campo