Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis é o novo vice-presidente regional norte da Abema.

Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis é o novo vice-presidente regional norte da Abema. Foto: Divulgação Semarh

Foto: Divulgação Semarh Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis é o novo vice-presidente regional norte da Abema. Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis é o novo vice-presidente regional norte da Abema.

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi eleito na manhã desta quarta-feira, 19, à cadeira da vice-presidência regional norte da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O Tocantins passa a representar os estados do Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO) e Amapá (AP) na composição das vice-presidências regionais da Abema.

A 1ª Assembleia Geral Ordinária 2023 da Abema realizada de forma híbrida reuniu representantes de todos os estados e na ocasião ocorreram as eleições das vice-presidências regionais, membros dos conselhos diretor e fiscal, além das coordenações por bioma para o biênio 2023-2025.

O novo vice-presidência da regional norte da Abema e secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcelo Lelis, acompanhou o processo eleitoral, falou da expectativa e do compromisso do Estado à frente do cargo, no novo biênio. “É uma honra imensa para o Tocantins, representar todos os estados da região norte do país, no âmbito do novo biênio de gestão da Abema. Com o propósito de coordenar os trabalhos, propor ações conjuntas e alinhar parcerias, vamos avançar nas discussões das temáticas ambientais relevantes às ações de nossa região. Agradecemos a confiança depositada em nosso Estado e na Semarh, com a certeza que juntos podemos alavancar expressivas contribuições ambientais ao longo do novo biênio”, afirmou o novo vice-presidente da regional norte da Abema, Marcelo Lelis.

A presidente da Abema e secretária de meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, ouviu sugestões dos membros representantes dos estados e recomendou que a gestão do novo biênio coloque em pauta a revisão do estatuto e elaboração do regimento interno com atenção especial às diretrizes do processo eleitoral.

Mauren Lazzaretti enfatizou que o processo é transparente e necessário avançar em detalhes que contemplem os anseios da estrutura atual, portanto a presidente considera os ajustes necessários e positivos. “Temos um processo transparente, aberto, democrático para definição de uma gestão política, porém apartidária, que precisa ampliar cada vez mais o incentivo à participação dos representantes dos estados nas discussões, com uma linguagem diferenciada que mantém a união, resguardando nossas diferenças”, afirmou a presidente da Abema. 

Encerrada a Assembleia Geral, foi iniciada a 113ª Reunião Ordinária da Abema e sugerida a inclusão na pauta do próximo encontro, a discussão para criação do grupo de trabalho para revisão do estatuto da entidade, em seguida os membros passaram a acompanhar as apresentações e discussões previstas na programação. A diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Semarh-Tocantins, Cristiane Peres, acompanha as pautas, com participação presencial na programação do encontro.

Programação

9h30: Informes

∙ Indicação dos representantes estaduais para a composição da Conaredd+ (4 titulares e 4 suplentes)

∙ Indicação para o Comitê Gestor do Fundo Clima (1 vaga de titular e 1 de suplente) ∙ Revista Abema

∙ Reunião em Santa Catarina (23 a 27 de agosto de 2023)

∙ Evento em Goiás (Andréa Vulcanis)

∙ Evento da Abema e da ABNT (15h)

∙ Evento Transformar Juntos – 2, 3 e 4 de agosto (organizado pelo Sebrae)

10h10: Câmara Técnica de Biodiversidade da Abema (CT BIO) - Paul Dale (Sima/SP) e Fernando Bezerra (Sema/CE) – Coordenadores 

∙ Participação dos estados na construção da Estratégia e Plano de Ação Nacional de Biodiversidade (EPANB)

∙ Estratégia e Plano de Ação Estaduais de Biodiversidade (EPAEB)∙ Paul Dale (Sima/SP) e Fernando Bezerra (Sema/CE) – Coordenadores

 10h30: Financiamento para mitigação climática – alternativas para o financiamento de planos de ação climática estaduais

∙ Felipe Nestroysky – diretor de consultoria ESP para empresas

11h10: Lívia Karina Passos Martins - Diretora de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama (DBFLO)

∙ Nivelamento entre o Ibama e os estados sobre o novo DOF+ e Rastreabilidade

11h20: Frank Rogiéri de Souza Almeida – Presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal

∙ Migração do DOF Legado para o DOF+

11h30: André Luiz Campos de Andrade – Diretor de Governança Climática e Articulação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima (MMA).

∙ Fortalecimento da Governança Climática Multinível

12h: encerramento/almoço

Pauta do evento da ABNT e ABEMA

Lançamento da Norma ABNT PR 2060

Especificação para Demonstração de Neutralidade de Carbono

Local: Sede da CNI - SBN - Quadra 1 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen

15h: Pronunciamento sobre a relevância da ABNT PR 2060 para o Meio Ambiente. ∙ Mauren Lazzaretti – Presidente da Abema

15h20: O protagonismo da ABNT em Mudanças Climáticas.

∙ Mario William Esper - Presidente da ABNT

15h30: A colaboração da PR 2060 no cenário industrial

∙ David Bontempo - Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade

15h40: Apresentação da PR 2060 e seus impactos positivos para o Meio Ambiente e a sociedade

∙ Ranilson Prestrello - Instrutor da ABNT

17h: Encerramento com um coquetel