Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

O Procon Municipal de Palmas realizou mais um levantamento de preços nos supermercados da Capital. Os fiscais do órgão percorreram dez estabelecimentos entre os dias 17 a 19 de julho, com objetivo de auxiliar o consumidor a economizar nos artigos de primeira necessidade.

Foram pesquisados 18 itens diferentes nos segmentos de alimentação e higiene pessoal. Entre os produtos com maior alta de preços, estão o pacote de 500 gramas de flocão, produto que apresentou uma diferença de 141%. Em seguida veio o pacote de quatro rolos de papel higiênico, com uma variação de 125%. Já o feijão de um quilo de 108%. O pacote de 400 gramas do biscoito de água e sal apresentou uma variação de 100%. O pacote de 250g de café moído também apresentou uma diferença significativa de um estabelecimento para outro, com uma alteração de 84%.

Entre todos os itens pesquisados, os que apresentaram a menor variação de preços foi o leite de 400 gramas. O menor preço do produto encontrado foi R$ 15,89 e o maior R$ 19,99, representando uma diferença de 16%. Outro item encontrado foi a caixa de doze unidades do ovo branco pelo menor preço a R$ 9,90 e o maior R$ 12,99, uma alteração de 31%.

O secretário-executivo do Procon Municipal de Palmas, Cristian Sendic Sudbrack, ressalta que a pesquisa desenvolvida pelo órgão visa monitorar os supermercados e oferecer uma referência de preços antes dos consumidores irem às compras. “É importante desenvolver a cultura da economia, principalmente a doméstica, que afeta diretamente a maioria dos consumidores de nosso município. O objetivo é disseminar a prática do consumo consciente. Além disso, é importante o consumidor ficar atento às especificações contidas na embalagem como prazo de validade, composição e peso líquido do produto antes de adquirir os produtos. Ressaltou ainda que muitas promoções são feitas de produtos próximo do vencimento e o consumidor precisa estar atento a isso”. (Secom Palmas)