O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) recebeu nessa quarta-feira, 19, empresários representantes do trade turístico tocantinense que apresentaram ao gestor da pasta, Carlos Humberto Lima, demandas específicas do segmento na capital. Eles solicitaram apoio, principalmente quanto à criação de um centro de convenções em Palmas.
De acordo com Marcos Koche, que é presidente da sessão tocantinense da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-TO), Palmas é a porta de entrada do turismo no Tocantins, mas retém poucos visitantes, deixando de explorar todo o potencial dos setores de comércio e serviços do trade turístico. "Com um centro de convenções de grande porte, com capacidade para até quatro mil pessoas, acreditamos que seja possível trazer grandes eventos para Palmas de forma constante, movimentando os setores hoteleiro, aéreo, de bares e restaurantes, e até mesmo segmentos que se beneficiam diretamente, como o comércio de artesanatos, economia criativa e outros, apresentando a cidade e suas potencialidades para visitantes que, talvez, não viriam aqui por outra ocasião", ressaltou.
O secretário Carlos Humberto Lima ouviu as demandas dos representantes e aproveitou a ocasião para apresentar o projeto do centro de convenções de Palmas. "O Governo do Estado irá lançar em breve um concurso de nível nacional para a escolha do projeto arquitetônico do centro de convenções. O setor privado, juntamente com órgãos e secretarias do Poder Executivo afins, serão convocados para participar da construção desse projeto, já que a transversalidade é uma marca e determinação da gestão do governador Wanderlei Barbosa", destacou o gestor.
O centro de convenções de Palmas está previsto no pilar de Inovação e Tecnologia do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics). O projeto inicial prevê 20 mil metros quadrados de área para realização de eventos diversos, com área disponível para que o projeto possa ser expandido conforme haja aumento da demanda nos anos seguintes.
O presidente da Palmas Convention Visitors Bureau, Marcelo Perim, também destacou a importância da participação público-privada na construção do projeto para o desenvolvimento econômico local. "O trade turístico precisa fazer esse intercâmbio entre o privado e o público para conhecer as necessidades de cada setor. O turismo incentiva diversas cadeias dos setores de comércio e serviços, então, essa interação com o Governo do Estado, por meio das secretarias de assuntos afins com o trade turístico, permite que nós possamos elaborar melhor as propostas", encerrou.