Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins realiza a 2ª campanha de monitoramento trimestral da qualidade da água nas bacias hidrográficas prioritárias do Estado. O monitoramento desempenhado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), no âmbito do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), percorre 80 pontos que cobrem todas as bacias hidrográficas tocantinenses, para elaboração do 2º Boletim de Qualidade da Água do Tocantins 2023. Nesta sexta-feira, 21, a equipe de monitoramento informou que na rota mais recente foram percorridos os rios Tocantins, Sono, Vermelho, Manuel Alves Grande e Pequeno.

O Tocantins é o primeiro estado brasileiro a calcular e publicar o Índice de Qualidade da Água (IQA) no Boletim. A iniciativa elogiada pela Agência Nacional se tornou modelo para a próxima edição do programa e resume a análise das amostras coletadas nas bacias do Estado, que avalia 17 parâmetros físico-químicos, nutrientes, microbiológicos, além de resíduos de defensivos agrícolas, que totaliza uma lista com resultados de 22 parâmetros, a cada rodada de coleta.

O secretário da Semarh, Marcelo Lelis, considera o IQA um facilitador do acompanhamento da qualidade da água nas bacias hidrográficas do Estado, uma vez que a visualização do desempenho de 22 parâmetros tornava complexa a comparação dos resultados registrados no trimestre atual com os anteriores, “a decisão de calcular e publicar o índice passou a permitir que até mesmo uma pessoa leiga compreenda a leitura do boletim e veja se está melhorando ou piorando a qualidade desse precioso recurso no trecho monitorado”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, reiterou que, no Tocantins "a nossa equipe calcula o IQA de cada bacia hidrográfica. Esses índices trimestrais ilustram a curva da evolução da qualidade de água em cada bacia, ao longo do ano. Se a curva do IQA estiver mais alta, significa que a qualidade está melhorando e se estiver mais baixa, denota que está piorando. O resultado serve para dar uma segurança ao órgão ambiental fiscalizador na tomada de decisões e aos gestores formuladores das políticas no estabelecimento de condutas que visam a melhora do índice ou manutenção da alta qualidade da água para os diversos usos, inclusive ao sucesso de empreendimentos”.

Segundo o diretor, ao sinal de alteração é necessário verificar o motivo da ocorrência, se existe relação com o uso e ocupação do solo da bacia, uso desordenado do recurso hídrico, ausência de medidas de conservação ou outro fator. “Conforme parecer da fiscalização, a atuação conjunta pode ser a alternativa para evitar o avanço da alteração. As bacias prioritárias são as mais demandadas pelos usos múltiplos de suas águas, portanto detém maior quantidade de solicitação de outorgas no órgão ambiental emissor.

Nesta campanha, o geógrafo da equipe de monitoramento Qualiágua da Semarh, Odair Mateus, disse que a última coleta foi realizada nos rios Tocantins, Sono, Vermelho, Manuel Alves Grande e Pequeno. Conforme a rota, vários pontos de monitoramento são visitados por semana. A meta mínima é de 85% dos índices coletados para participação do Estado nos recursos de compensação pelos serviços prestados. Para acesso ao 1º Boletim de Qualidade da Água do Tocantins 2023, no site da Semarh.