Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Imagem Ilustrativa de Tilápia.

Imagem Ilustrativa de Tilápia. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Imagem Ilustrativa de Tilápia. Imagem Ilustrativa de Tilápia.

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) comunicou através de nota dessa quarta-feira, 26, que o Estado registrou o primeiro caso positivo para o Vírus da Necrose Infecciosa do Baço e Rim (ISKNV), em tanque rede da espécie tilápia, em uma propriedade localizada em Lajeado, após o resultado positivo das colheitas de amostras. A detecção ocorreu dia 17 de julho. 

Diante do caso da doença que acomete tilápias, foram realizadas - segundo a Agência - todas as ações de controle na propriedade foco e vigilâncias nas pisciculturas vínculo, onde as investigações não registraram nenhum outro caso.

A Adapec ressalta que a enfermidade não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida do peixe para o homem e que, portanto, não afeta o consumo de pescado que continua em grande desenvolvimento no Estado.

ISKNV é uma doença causada por um vírus (Iridovírus), que acomete principalmente as formas jovens de tilápia, com mortalidade podendo variar entre 50% e 75%.  Atualmente, além do Tocantins, a enfermidade foi detectada oficialmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Adapec reforça a importância dos piscicultores adquirem peixes para sua criação de fontes confiáveis, que adotem medidas de biosseguridade e boas práticas de manejo. Além disso, destinar os peixes para abate em abatedouros com inspeção sanitária oficial.

A Agência reforça a importância de todos os piscicultores do Tocantins, principalmente os que cultivam as formas jovens de peixes, cadastrarem as suas propriedades no escritório da Adapec mais próximo.

Em caso de suspeita comunicar a Adapec, por meio do 0800 063 11 22, pelo site adapec.to.gov.br ou presencialmente em uma das unidades presentes nos 139 municípios do Tocantins.

"A Adapec, Secretaria da Pesca e Aquicultura, bem como, a cadeia produtiva tem acompanhado o processo de forma contínua e com muita responsabilidade e transparência", reforça a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins.