Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O governador Wanderlei Barbosa entregou um helicóptero do modelo Robinson R66 à Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO), nessa quarta-feira, 2. A cerimônia ocorreu na ala Norte do Palácio Araguaia, em Palmas. A outorga da aeronave é para contribuir com a SSP-TO em ações de repressão à criminalidade no Tocantins. Durante a cerimônia também foram entregues para a SSP, 50 macacões antichamas e 20 pares de luvas, além da assinatura de decreto que regulamenta a destinação ao Fundo para Modernização da Polícia Civil do Estado do Tocantins (Fumpol) de bens, direitos e valores provenientes, direta ou indiretamente, da prática de crimes de lavagem de capital.

O chefe do Executivo do Tocantins, Wanderlei Barbosa, enfatizou que o helicóptero e demais materiais de proteção vêm para somar nas forças da Segurança Pública do Estado do Tocantins.  “Entrego essa aeronave para a SSP-TO, e também para o Naturatins, com intuito de auxiliar todo serviço de monitoramento das nossas áreas, das nossas belezas naturais, mas também principalmente no combate à criminalidade. Este helicóptero veio para somar forças, pois para realizarmos um bom combate, precisamos ter equipamentos e armamentos para executar as ações”, afirmou.

O secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, ressaltou a importância da nova aeronave no combate à criminalidade e destacou que, com equipamentos chegando, aumenta a qualidade e, consequentemente, beneficia a população tocantinense. “Hoje o governador Wanderlei Barbosa está realizando a entrega desse helicóptero, que também servirá de apoio para o Naturatins no combate aos crimes ambientais. Sem sombra de dúvidas, vem para o combate à criminalidade, assim como em situações que se faça necessário o apoio aéreo. O nosso Governador mais uma vez priorizando a segurança pública da nossa população tocantinense”, pontuou. 

Com articulação do governador Wanderlei Barbosa, a 2ª Vara de Justiça Criminal de Piracicaba-SP repassou a aeronave para a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. 

Para o vice-governador Laurez Moreira, a ótima atuação do governador em articular a doação da aeronave para o Estado do Tocantins, transformando um equipamento que antes era utilizado para más práticas, visa fortalecer o combate à criminalidade. “Temos aqui um bom exemplo que o governador Wanderlei Barbosa está dando. Quando o objeto é apreendido e utilizado para praticar qualquer crime, o Governo repassa este material para a polícia. Que assim terá melhores condições de ser usado em prol da sociedade", conferiu.

Assinatura do Decreto Nº 6.658

Ainda durante a cerimônia, Wanderlei Barbosa assinou o Decreto Nº 6.658, regulamentando a destinação para o Fumpol de todos os bens, direitos, valores provenientes, direta ou indiretamente, de ilícitos penais relacionados a crimes de lavagem de capital. Assim, todos os ativos financeiros provenientes de lavagem de capital cujo perdimento for decretado pelo Poder Judiciário em favor do Estado do Tocantins serão recolhidos para o Fumpol. Esse recurso financeiro deverá abranger investimentos na formação e capacitação de policiais civis para a investigação de ilícitos penais relacionados à lavagem de dinheiro, bem como na infraestrutura, tecnologia e reestruturação de unidades da Polícia Civil que atuem na prevenção e combate aos crimes previstos na Lei Federal nº .613/1998.  

Aeronave

(Foto: Esequias Araújo)

O helicóptero Robinson modelo R66 é capaz de voar de Palmas a qualquer município do Estado sem necessidade de reabastecimento. Possui cinco assentos além de amplo espaço para o transporte de equipamentos e todo tipo de carga. O diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Major Gustavo Bolentini, ressaltou que essa aeronave tem características específicas que será um diferencial principalmente no combate ao tráfico de drogas. “Essa é uma aeronave muito versátil, é uma aeronave turbina. Uma informação importante é que ela sai de Palmas para qualquer município do Estado sem precisar de reabastecimento. Então ela vai auxiliar grandemente as operações policiais, especialmente aquelas em zona rural, de combate ao crime em geral e, principalmente, ao tráfico de drogas ", destacou.