Está no ar o minicurso "Manga: instruções técnicas para cultivo comercial". O conteúdo, desenvolvido pela Embrapa Cerrados, está disponível no site da instituição e está estruturado em um único módulo. Ao acessar a plataforma, o interessado terá acesso à palestra técnica em vídeo, apresentação em PDF e links para leitura e download de bibliografia recomendada.
Com informações que vão desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto, a capacitação é gratuita e voltada a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes.
O curso aborda informações importantes do agronegócio da manga, como origem da espécie e aspectos botânicos; aspectos econômicos e custos de implantação e produção; principais variedades comerciais para mercado interno e exportação; estratégias para implantação e condução dos pomares em sistemas de produção convencional, orgânico e agroecológico; adubação e nutrição mineral; principais métodos de irrigação e manejo de água; identificação e manejo integrado de pragas e doenças; manuseio pós-colheita e comercialização dos frutos.
As informações sobre o cultivo comercial da manga são apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Tadeu Graciolli Guimarães. “Os participantes terão acesso a informações técnicas importantes para elevar seu conhecimento sobre a cultura da manga, possibilitando maior segurança nas avaliações e nas tomadas de decisão quanto à escolha de variedades e adoção de práticas de manejo cultural adequadas para produção no Cerrado e comercialização”, explica.
Estrutura e acesso
A carga horária do curso é de oito horas, com oferta contínua, e o participante terá acesso ao conteúdo por tempo indeterminado. “Sugerimos que o curso seja concluído em até 30 dias, para que haja uma maior efetividade da aprendizagem”, orienta Viviane Carvalho, analista da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados.
Oferecido na modalidade à distância, pela plataforma Moodle, sem tutoria e assíncrono, já que o participante pode acessar o conteúdo a qualquer momento. O novo curso integra a vitrine de capacitações on-line da Embrapa (e-Campo).
Ao final do curso, o participante receberá um certificado de conclusão da Embrapa. Para isso, é preciso obter 70% dos pontos no conjunto de atividades obrigatórias, preencher a avaliação de satisfação e o perfil do participante. Guimarães informa que o ideal é que o participante tenha um nível de conhecimento básico para alcançar uma evolução na compreensão das técnicas. “No entanto, as informações são transmitidas de forma simples, para que todos consigam ter um entendimento mínimo para implementar seu pomar”, completa.
Para o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, a plataforma E-campo (Vitrine de capacitações on-line da Embrapa) tem permitido a capacitação de milhares de interessados, aumentando o acesso às informações sobre as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. “Nesse sentido, nossa expectativa é oferecer mais cursos práticos sobre fruticultura tropical e outros temas na plataforma”, afirma.
Na área de fruticultura tropical, a Embrapa Cerrados também já disponibilizou os minicursos Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado e Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção.