Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Diego Campos

Foto: Diego Campos

O ministro Juscelino Filho cumpre agenda na reunião de ministros das Comunicações do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – na capital sul africana, Cidade do Cabo, nessa quinta, 3, e sexta-feira, 4. Na manhã de hoje, Juscelino reuniu-se com o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, Zhang Yunming, que reconheceu os avanços brasileiros na implementação do 5G e expressou o interesse em cooperar para o sucesso do país na expansão do uso da tecnologia.

O ministro Juscelino Filho afirmou que a China é um "grande parceiro do Brasil" na implantação do 5G e que tem grande interesse na troca de experiências com a China no que diz respeito ao assunto. "Hoje, o Brasil vive um novo momento no que diz respeito à pesquisa, desenvolvimento e inovação. O novo governo está disposto a investir recursos na área de pesquisa. Nos próximos anos, teremos investimentos da ordem de quase R$ 40 bilhões na implantação do 5G", afirmou.

"Percebemos que o Brasil tem acelerado o processo de implementação do 5G e estamos dispostos a colaborar para a estratégia brasileira de digitalização da economia. Podemos apoiar-nos mutuamente para a construção de think tanks de alto nível", declarou Yunming.

Atualmente, a China encontra-se em um estágio avançado de implementação do 5G, com quase 3 milhões de estações de base e 500 mil casos de aplicação da tecnologia, sobretudo na indústria. O parceiro asiático do Brasil também já estuda o desenvolvimento e aplicação da próxima geração de dados móveis, o 6G. Lá, o 5G aumentou não somente os níveis de eficiência em diferentes indústrias, mas também a segurança dos trabalhadores e processos.

Os próximos passos do governo brasileiro no que diz respeito à quinta geração de dados móveis, segundo ele, envolvem a redução de preços dos aparelhos celulares que suportam a tecnologia, a fim de impulsionar a popularização do acesso ao 5G em dispositivos móveis para a população de baixa renda. Segundo o ministro, esta é uma determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Brasil e China

Em março deste ano, o Ministério das Comunicações (MCom) do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China firmaram memorando de entendimento no final do mês de março, quando o Presidente Lula visitou o país asiático. Este instrumento representa uma oportunidade para reforçar o diálogo e buscar soluções que possam trazer benefícios mútuos.

Além disso, em 2023 a Parceria Estratégica Brasil-China este ano completa seu 30º aniversário; e, no ano que vem, ocorre o 50º aniversário de relações diplomáticas entre os dois países. (mcom.gov.br)