Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta segunda-feira,7, em Belém do encontro intitulado ‘Diálogos de alto nível entre o Bid e os governadores amazônicos do Brasil’, que teve como objetivo discutir o Programa Regional da Amazônia do BID (Banco Nacional Interamericano), de forma a avaliar ferramentas para mobilizar financiamentos a projetos na Região Amazônica.

O Encontro com a  coordenação do presidente do BID, Ilan Goldfajn e a  ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ressaltou a  importância da articulação de projetos na  região para potencializar os resultados dos investimentos. 

O evento reuniu representantes, entre: governadores e representantes de oito estados pertencentes à Amazônia Legal, sendo eles: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins.

Na ocasião o presidente do BID anunciou um aporte de R$ 4,5 bilhões, fruto de uma parceria com o BNDES, que estará à disposição dos Estados para ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de instituições como o BID para que os estados possam planejar ações de forma sustentável e com responsabilidade."Precisamos investir no crescimento do nosso Estado em especial do nosso agronegócio em consonância com a preservação ambiental", afirmou o governador.

O chefe do executivo enfatizou que o Tocantins foi o primeiro Estado do Brasil a negociar créditos de carbono no mercado internacional. "Essa é uma iniciativa inovadora que só foi possível graças ao compromisso do Tocantins com a preservação do meio ambiente, representada por todo um conjunto de políticas públicas de Estado e um ordenamento legal que não começaram agora”, explicou governador Wanderlei Barbosa.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falou da proximidade da Copa 30, que será realizada em 2025 em Belém e da importância de políticas públicas de financiamento em Prol da Amazônia.

Na ocasião foi assinado um termo de cooperação entre o Consórcio de governadores da Amazônia Legal, o BID e o Ministério do Planejamento e Orçamento. (Secom/TO)

(Foto: Tharson Lopes)