Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) já definiu os alunos/atletas que irão representar o Estado nos Jogos da Juventude e Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) na modalidade ciclismo. A disputa foi realizada nessa segunda-feira, 7, nas avenidas Perimetral e Castelo Branco, em Araguaína. 

Os JETs são uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Nesta edição, 14 alunos/atletas, das duas categorias: 12 a 14 e 15 a 17 anos, disputaram as três provas: contrarrelógio, pontos e estrada.

Na categoria 15 a 17 anos, o aluno/atleta do Instituto Presbiteriano Araguaia, de Gurupi, Josué Feitosa dos Santos Júnior, foi o campeão. A medalha de prata ficou com o atleta do Centro de Ensino Stella Maris, de Porto Nacional, Joás Menezes Barbosa, e a de bronze com o aluno do Centro de Ensino Médio Rui Barbosa Cavalcante, de Miranorte, Gabriel Coimbra Rodrigues. Os dois primeiros lugares se classificaram para o nacional. 

Já na categoria 12 a 14 anos, o campeão foi o aluno da Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, de Araguaína, João Victor Silva Carvalho. O segundo lugar ficou com o representante do Colégio Militar Joca Costa, de Dianópolis, Alexandre Pereira Fernandes, e o terceiro lugar, com medalha de bronze, o aluno do Colégio Intellectus, de Araguaína, Luis Felipe Brilhante Costa. 

No feminino houve apenas uma participante, na categoria 12 a 14 anos, a aluna Sophia Pires Fiuza, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins.

Treinamento

O aluno atleta de Gurupi, Josué Feitosa dos Santos Júnior, foi medalha de bronze nos Jogos da Juventude de 2022, em Aracajú (SE) e disse que está feliz pelas conquistas das três medalhas de ouro nas três provas dos JETs e de representar novamente o Tocantins nos jogos da Juventude. "Depois da medalha de bronze lá em Aracaju, eu participei de outros campeonatos, sempre conseguindo estar entre os primeiros, o que fez com que eu me saísse bem aqui em Araguaína. Posso dizer que estou preparado para o nacional".

A técnica do atleta campeão, professora Juliana Vieira Vaz, frisou que o Josué Júnior vem se destacando, em âmbito nacional e estadual desde 2022. É o atual campeão da etapa estadual de Estrada, medalha de bronze nos Jogos da Juventude do ano passado, entre outros campeonatos. "Ele é um atleta extremamente focado, disciplinado, segue as planilhas de treinos cinco dias da semana, se preparou muito para estar aqui na fase estadual. Conquistou três medalhas de ouro e a expectativa para o Nacional são as melhores. Nós temos reais condições de estar no pódio novamente e ser campeão. Trazer essa vitória, essa conquista para o Tocantins".

A professora destacou o incentivo do pai do atleta. "Mais do que eu, o pai do Josué Júnior acompanha ele fielmente em todos os treinos, em todas as viagens, todo o apoio porque a gente sabe o quão é difícil participar de campeonatos, principalmente pela questão financeira", elogiou Juliana Vieira Vaz.

Resultado

A Seduc realizou 14 etapas regionais, e os vencedores classificaram-se para a etapa estadual. Os campeões da Estadual garantem vagas nas competições nacionais, os JEBs, de 31 de outubro a 15 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), e os Jogos da Juventude, de 1⁰ a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP).

Os resultados das etapas podem ser conferidos no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).