Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Mirdad

Foto: Mirdad

Em sessão na Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou requerimento solicitando a criação da Sala Municipal Prefeito Odir Rocha, destinada à assistência aos prefeitos municipais no relacionamento com as autoridades do Estado, assim como no encaminhamento e atendimento aos seus pleitos, fornecimentos de dados, informações e apoio administrativo. Caso seja aprovado o requerimento, o espaço deverá contar com servidores qualificados no assessoramento aos municípios tocantinenses.

“Sabemos que as cidades são molas propulsoras e o investimento nelas fortalece o Estado. Muitos prefeitos vêm até a capital na busca pela aplicação de recursos e esforços e, até mesmo, pleitear ações parlamentares no sentido de fortalecer suas demandas, apresentando dificuldades para realizar reuniões, ofícios, ligações, entre outros. E hoje, falta um espaço destinado para os municípios na Aleto”, explicou o deputado.

No documento, o parlamentar justificou a solicitação devido a existência da sala de atendimento aos Parlamentares Municipais. “Trata-se de ofertar igualdade de tratamento aos poderes executivos municipais. Entendo como missão auxiliar o parlamento tocantinense na aproximação dos municípios, uma bandeira que busca fortalecer as cidades enquanto poder local”.

Sobre o homenageado

Nascido em Araguari (MG), Manoel Odir Rocha era médico, escritor, poeta, sendo membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras. Odir Rocha iniciou sua vida política em 1989 ao ser eleito prefeito de Colinas do Tocantins. Foi também secretário de Ação Social e Habilitação de Palmas e presidente da Agência de Desenvolvimento do Tocantins. Em outubro de 1996 foi eleito prefeito de Palmas.

Reconhecimento previdenciário 

Durante a sessão desta terça-feira (8), o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou requerimento solicitando um estudo ao governo do Estado para analisar a possibilidade de incluir os fiscais do Procon-TO na contagem dobrada do tempo trabalhado no período de enfrentamento ao vírus para fins de aposentadoria. “Há 20 anos fiz estágio no Procon do Paraná e em 2015 estive na superintendência de defesa do consumidor em Palmas. Não tenho dúvidas de que o papel dos servidores foi crucial na conscientização das pessoas e resguardando o direito dos cidadãos tocantinenses”, ressaltou o parlamentar.