Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Edmilson Vieira das Virgens e Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva foram exonerados de seus cargos

Edmilson Vieira das Virgens e Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva foram exonerados de seus cargos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Edmilson Vieira das Virgens e Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva foram exonerados de seus cargos Edmilson Vieira das Virgens e Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva foram exonerados de seus cargos

Como consequência da operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 10, para investigar denúncias relacionadas a contratações de empresas sem licitação, de forma direta, pela Secretaria Municipal de Educação de Palmas/TO, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, exonerou na tarde de hoje, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, advogado Edmilson Vieira das Virgens;  a Secretária Municipal de Educação, professora Maria de Fátima Pereira de Sena e Silva e a Secretária Executiva de Educação da Capital, Fernanda da Silva.

Por meio de nota a prefeita reforçou o compromisso da Gestão Municipal com a proteção do interesse público. A formalização das exonerações do secretário e das secretárias foi efetiva ainda na tarde desta quinta-feira, segundo informação da Prefeitura.

Entenda

As investigações começaram a partir de denúncias que levantaram suspeitas sobre contratos irregulares na Prefeitura. Um deles envolveu a contratação de uma empresa para fornecer kits pedagógicos para as escolas, sem passar por um processo de licitação. O outro caso foi a da contratação de uma empresa de forma emergencial, também sem licitação, para realizar o transporte escolar de alunos da Zona Rural. Os contratos em questão somam mais de 30 milhões de reais.

As operações foram nomeadas como "Segundo Plano" e "Plano Inserto", pois suspeita-se que as contratações não foram feitas com o propósito de melhorar a qualidade da educação ou o transporte escolar na cidade, mas com o objetivo oculto de permitir o enriquecimento ilícito dos envolvidos.