Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

As modalidades individuais, natação e lutas corporais, da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs 2023), encerraram suas disputas na quarta-feira, 9. Nesta sexta-feira, 11, tiveram início as modalidades coletivas, categoria 12 a 14 anos, que encerram as competições no domingo, 13. O evento desportivo é promovido pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Na natação, foram 22 provas, entre os nados: Peito, Costa, Medley, Borboleta e Livre, e quatro nas lutas corporais: Judô, karatê, Taekwondo e Wrestling, das categorias 15 a 17 e 12 a 14 anos. Os campeões disputarão os nacionais em setembro, os Jogos da Juventude; e em novembro, os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs). 

A aluna/atleta do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Maria Eduarda Pereira de Paula, 16 anos, teve sua segunda participação nos JETs, disputando as provas de 50 e 100 metros nado peito. Já com o índice garantido para a disputa do nacional, a atleta conseguiu a medalha de ouro na prova dos 100 metros peito. "A minha expectativa para os Jogos da Juventude são as melhores, já estou ansiosa para chegar a data. Vou dar o meu melhor sempre, conseguir baixar meu índice, buscar melhores resultados e representar bem a minha escola e o meu Estado".

Para o professor da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo, Eder Rabelo de Resende, o torneio foi excelente, com a conquista de mais de dez medalhas pela sua equipe. "A etapa estadual foi muito boa, a nossa intenção é levar o maior número possível para as competições nacionais, a gente sempre trabalha com esse objetivo, querendo um prêmio para os nossos alunos e para nós também".

Lutas corporais

Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas, muito antes de ser considerada um esporte. E as lutas estão entre as 15 modalidades disputadas nos JETs: Judô, Karatê, Taekwondo e Wrestling. 

Só dois atletas competiram no Taekwondo, categoria 15 a 17 anos, e o aluno da Escola Estadual Anaides Brito Miranda, de Santa Fé do Araguaia, Otávio Fernandes de Carvalho Oliveira, foi o campeão, conquistando a medalha de ouro. Ele contou que conheceu a modalidade na escola, aos oito anos. "Tinha um projeto de taekwondo e eu fazia, só que eu nunca peguei para valer, aí eu fui para um campeonato em Santa Catarina e comecei a me interessar e treinar de forma regular. Fui para a Copa do Brasil, fiquei em terceiro lugar e, na Copa Regional Norte, consegui o primeiro lugar, como agora nos JETs, e estou com expectativa muito grande para o nacional, pois vou lutar com os melhores do país". 

Da Escola Estadual Liberdade, de Palmas, o aluno Rodrigo Junior, 15 anos, foi o campeão de Wrestling e está classificado para o nacional. "Fui o primeiro do Estado a competir nesta modalidade em nível nacional, e ganhei a medalha de prata. E, neste ano, depois da vitória aqui nos JETs, vou para São Paulo para tentar conquistar o ouro também. Estou preparado", garantiu. 

O professor da equipe de Wrestling do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, de Palmas, professor Wanderson José Polastri, disse que todos os competidores desta modalidade já são vencedores. "Pela falta, ainda, de conhecimento do esporte, pois é uma modalidade nova nas escolas. E é interessante que as escolas possam incentivar mais essa nova modalidade e também investir pensando no surgimento de novos atletas, para que a disputa em âmbito nacional possa ser de igual para igual". 

No judô, Ana Lívia Alves, 16 anos, aluna da Escola Estadual Rachel de Queiroz, de Palmas, foi a campeã na categoria que disputou. Ela contou que pratica o esporte desde os 10 anos e o primeiro contato foi na escola. "São mais de seis anos que pratico o Judô, mas foi a primeira vez que participei de uma competição fora da minha cidade. Achei a experiência boa, agora vamos competir no nacional, espero que seja divertido e que eu possa melhorar tecnicamente".

JETs 2023

As competições continuam. Nesta sexta-feira, 11, começaram as modalidades coletivas: Futsal, Handebol, Voleibol e Basquete, da categoria 12 a 14 anos.