Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Filme foi escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira (C)

Filme foi escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira (C) Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Filme foi escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira (C) Filme foi escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira (C)

Levando o Estado do Tocantins à programação oficial do maior festival cinematográfico do País, o filme “O Barulho da Noite”, escrito e dirigido pela cineasta tocantinense Eva Pereira, será apresentado na tarde desta terça-feira, 15, a partir das 17h30, no Festival de Cinema de Gramado. O longa-metragem foi um dos seis selecionados, dentre 300 inscritos, para compor a programação da edição, que acontece até 19 de agosto. Na ocasião, o secretário da Cultura Sebastião Pinheiro, representa o governo do Tocantins, prestigiando a exibição da obra.

Apesar de ser um Estado jovem, nos últimos anos diversos trabalhos documentais e de ficção tem sido produzidos no Tocantins, entretanto essa é a primeira vez que uma produção local entra na programação oficial do festival, que teve uma curadoria assinada pelo ator e diretor Caio Blat, o jornalista e professor Marcos Santuário, e a atriz e cantora argentina Soledad Villamil, que protagonizou o filme “O segredo dos seus olhos”, sucesso do cinema latino-americano e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

O governador Wanderlei Barbosa ressalta a importância da participação do filme no festival de Gramado. "Fico muito feliz pelo reconhecimento da qualidade do filme, do enredo e da produção fantástica da nossa cineasta Eva Pereira. O filme, além de mostrar o Tocantins, mostra ao Brasil a capacidade cultural do nosso Estado. Nossa cultura é grande, variada e temos, como governo, o compromisso de fomentar cada vez mais a produção cultural do Tocantins".

Para o secretário Sebastião Pinheiro, a seleção do filme de Eva Pereira tem uma importância que extrapola a competição em si: “O fato tem valor histórico e traz luz à riqueza cultural do Tocantins, atraindo olhares, interesses e investimentos. É uma vitória e alento. Isso mostra o acerto do nosso governador Wanderlei Barbosa em apostar e fomentar o setor cultural tocantinense”, diz.

No mês de julho, em conversa com equipe da Secretaria da Cultura (Secult), a cineasta falou sobre a importância da representatividade que o seu filme carrega, ao ser a única produção tocantinense na programação da 51ª edição do festival. “É uma responsabilidade para com a região norte e com o Tocantins, além das mulheres que produzem audiovisual brasileiro”, disse.

O Barulho da Noite

O enredo do filme traz Maria Luíza, uma criança de sete anos de idade, que terá a infância roubada ao descobrir um segredo capaz de acabar com a sua família. Ambientado na zona rural do Tocantins, a produção também faz referência a cultura popular do Estado, tendo como pano de fundo a Folia do Divino Espírito Santo, um festejo tradicional na região.

O elenco conta com os atores Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo.

Compromisso com a cultura

Recentemente, o governador Wanderlei Barbosa esteve com a cineasta no Hangar do Governo no Aeroporto Lysias Rodrigues, em Palmas, ocasião em que recebeu o convite formal para participar da exibição do filme e parabenizou Eva Pereira por levar o Tocantins ao festival, reiterando seu compromisso com o setor cultural.

Em março de 2023, o chefe de estado recriou a Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), visando estimular e fomentar o setor cultural da região, em um momento favorável para o seu desenvolvimento, com a também recriação do Ministério da Cultura (MinC) e a chegada de diferentes leis de incentivo cultural.