Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Seisp

Foto: Divulgação Seisp

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) realiza nesta terça-feira, 15, limpeza de áreas verdes e vias no Jardim Aureny III, Morada do Sol, Lago Norte e nas quadras Arse 13 (108 Sul), Arso 61 (603 Sul) e ACSE-SE 100 (1002 Sul). Além da coleta de lixo doméstico, a pasta possui fluxos já bem definidos para destinação de diversos resíduos, como pneus e galhadas. 

De acordo com a Seisp, ainda é grande o volume de lixo jogado em áreas públicas e vias da Capital. De janeiro a julho deste ano, a Superintendência de Serviços Públicos contabilizou o recolhimento de 96.864 metros cúbicos. Esse volume corresponde ao equivalente a oito mil viagens de caminhão-caçamba cheio.

Grande parte desse volume de lixo poderia ter sido encaminhado para reaproveitamento. Nos registros feitos por funcionários da Seisp de pontos onde houve limpeza somente na última semana, é possível ver pneus, restos de poda, pilares de concreto, MDF, móveis e lixo comum. Alguns dos pontos usados para esse descarte clandestino são acessos a praias da Capital.

A Secretaria reforça que quem descarta lixo no meio ambiente está cometendo crime ambiental e pode ser responsabilizado. Para isso acontecer é necessária denúncia à Guarda Ambiental pelo 153 ou à Polícia Militar pelo 190. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs), quem for autuado como responsável pode receber multa de até R$ 2 mil.

Para onde direcionar

Segundo a Seisp, os resíduos gerados em obra deveriam ter sido encaminhados a um disque-entulho da preferência do responsável pela obra, que leva restos de obra ao aterro de resíduos de construção civil. No caso dos restos de poda, é possível realizar descarte adequado, solicitando recolhimento gratuito até o ecoponto de galhadas. Todos os pneus encaminhados ao ecoponto de pneus da Capital são devolvidos à indústria pneumática para reaproveitamento.

Consulta pública

Coleta, armazenamento e destinação adequada de resíduos sólidos são alguns dos pontos tratados na consulta pública para revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Palmas. A consulta permanece aberta a contribuições do cidadão até 7 de setembro de 2023. Basta o cidadão acessar o bit.ly/consultaresiduospalmas. Nele é possível baixar a versão preliminar do plano para se inteirar sobre a revisão antes de deixar sua contribuição. (Secom Palmas)