O Tocantins prepara-se para uma série de eventos significativos durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - de 21 a 28 de agosto. As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado estão organizando uma série de ações que visam promover a inclusão, disseminar o conhecimento e sensibilizar a sociedade sobre a importância de eliminar barreiras para um ambiente mais igualitário, inclusivo e acessível.
Sob o lema "Conectar e somar para construir inclusão", a Semana se propõe a engajar a sociedade em torno do tema. A inclusão não é apenas responsabilidade das pessoas com deficiência e suas famílias, mas um compromisso coletivo que deve ser abraçado por toda a comunidade.
Marciane Machado Silva, superintendente da Federação das APAES do Estado do Tocantins (FEAPAES-TO), destaca a diversidade de atividades planejadas para ocorrer nos municípios. De acordo com ela, cada APAE terá uma programação, composta por palestras, atividades culturais e iniciativas de conscientização em locais públicos nas cidades. Todas as ações convergem para um objetivo comum: reforçar o tema deste ano e fortalecer os alicerces da inclusão. "Estamos construindo uma corrente de transformação e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um momento ímpar para dar destaque a esse esforço conjunto", disse.
Entre os parceiros que se unem à FEAPAES para a realização da Semana, está a Energisa Tocantins. Domingos Júnior, analista de Eficiência Energética da empresa, enfatiza a parceria com as APAEs, ressaltando a relevância do apoio a projetos e iniciativas das Associações. "Estamos comprometidos em apoiar a inclusão em todas as esferas da sociedade. Essa parceria para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma oportunidade de continuar contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva. Estamos muito felizes em poder ajudar neste sentido", declarou.
A Semana
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla apresenta-se como um momento para impulsionar discussões importantes e estimular ações práticas que edifiquem uma sociedade verdadeiramente inclusiva. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.