Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae Tocantins lança na próxima segunda-feira, 21, a partir das 9 horas, a rota gastronômica de Porto Nacional. O evento, que também é uma realização do Executivo Municipal, ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Porto Nacional.  

Durante todo o dia, agências de turismo irão degustar pratos típicos da região, como quibe de peixe, paçoca de carne seca, tucunaré e cocana. O objetivo do evento é permitir que os participantes descubram e desfrutem das iguarias locais, sabores autênticos e tradições culinárias de uma das cidades mais antigas do Tocantins.  

A gerente do Sebrae em Porto Nacional, Milena Lima, destaca que durante a visita da rota, os participantes poderão conhecer pontos estratégicos da culinária de Porto Nacional. “Nesta rota, os representantes das agências de turismo terão a oportunidade de saborear uma variedade de pratos, experimentar ingredientes locais, aprender sobre a história e os métodos de preparo dos alimentos e de mergulhar na cultura gastronômica de Porto Nacional”, aposta.  

A responsável ainda destaca que o projeto tem como proposta criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios de Porto Nacional, estimulando a inovação, criatividade e a competitividade, além de fortalecer a identidade gastronômica local e atrair fluxo turístico para a região. “Ações como esta geram fluxo de turistas, emprego e renda, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local, com ênfase aos pequenos empreendedores. Preparamos um cardápio com histórias, amor e afeto”, finaliza. 

Segundo Ângela Dantas, diretora da Cultura e Turismo de Porto Nacional, as rotas gastronômicas são tendências em todo País e, nesta mesma perspectiva, eventos desta natureza tem crescido nos municípios do Estado, porque é uma forma de fortalecer a cultura e a história local, por meio da culinária. “Criamos a rota gastronômica para que os turistas vivenciem os sabores da nossa terra e tenham a sensação de pertencimento às histórias que o município viveu. A gastronomia está diretamente ligada ao turismo. Então é fundamental levar o turista para conhecer a nossa cultura, por meio dos cheiros e sabores da nossa comida”, salienta.