O instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu nessa quinta-feira, 17, uma visita técnica à Fazenda Ebenézer, localizada em Tocantínia, com o intuito de oferecer orientação aos produtores rurais da região sobre a legislação relacionada à produção de leite.
Planejada pelo escritório local do Instituto no município, em parceria com a prefeitura e os produtores, a visita teve como objetivo incentivar os agricultores à adequação e regularização dessa importante cadeia produtiva.
"Quando se fala de lei, o produtor já tem que é uma coisa complicada, e tem certa resistência. O que se vê hoje é que ele se empenha muito em produzir, mas se não estiver dentro da lei, ele não consegue vender, e acaba que ele fica 'preso dentro da porteira'. E essa visita técnica é justamente para quebrar esse tabu, mostrar que é possível, que é fácil, e que tem profissionais dentro do Ruraltins, capacitados para dar esse auxílio que ele precisa. Nessa visita, além das orientações, eles também vão ter a oportunidade de visitar um laticínio familiar. E ver que não é um grande espaço, não é uma indústria grande, é coisa pequena que eles conseguem, qualquer produtor de leite consegue obter. E que as leis estão aí e devem ser cumpridas", explicou o técnico Agrícola do Ruraltins em Tocantínia, Raulino Noleto.
O supervisor Regional do Ruraltins de Miracema e região, Railton Azevedo Rocha, esteve na visita e destacou a importância da iniciativa, contemplada no Plano Ater Tocantins 2023, e por meio do Convênio Oportunidade. "Essa iniciativa do Ruraltins demonstra a importância de fornecer suporte técnico e orientação aos produtores rurais, contribuindo para a conformidade com as regulamentações e garantindo a qualidade e segurança dos produtos. A troca de conhecimentos e experiências entre especialistas e produtores é essencial para o desenvolvimento sustentável e bem-sucedido do setor agropecuário", completou.
Durante o evento, o engenheiro de Alimentos do Ruraltins, Daniel Rezende, ministrou uma palestra sobre a legislação vigente para a produção de leite. Além disso, os produtores receberam orientações sobre a emissão do selo de Inspeção Municipal (SIM) através de uma explanação conduzida pela médica veterinária do Serviço de Inspeção de Tocantínia, Dilana Borges.
A fazenda Ebenézer, pertencente ao casal Eliana Barbosa de Sousa e Eurípedes Gomes Sobrinho, abriu sua porteira para receber os visitantes e oferecer uma visão abrangente do processo de produção de leite e queijo. Durante a visita, os proprietários também compartilharam informações detalhadas sobre as etapas envolvidas na produção.
Com uma produção em torno de cem litros de leite por dia, em apenas uma ordenha, a produtora Eliana conta que já chegaram a tirar mais de 200 litros por dia. “Aqui a gente faz o leite pasteurizado e queijo, e quando tem muito leite, fazemos também o requeijão, e vendemos tudo aqui em Tocantínia. Para nós foi muito bom obter o SIM Municipal, nós fomos um dos primeiros a obter o registro, e com isso dá mais segurança para gente que vende e para quem compra. Agora estamos nos preparamos para produzir silagem e ter mais alimento para aumentar a nossa produção”, relatou. (Ruraltins)