Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação MPTO

Foto: Divulgação MPTO

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para o fortalecimento de políticas públicas com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica nessa sexta-feira, 18, em Palmas.

A parceria vai contar com o envolvimento dos Centros de Apoio da Saúde (CaoSaúde) e da Infância, Juventude e Educação (Caopije), além do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), responsáveis por desenvolver ações relacionadas à cidadania, educação, saúde, combate à violência, acesso à tecnologia, entre outros.

A  especialista em Comunicação do Unicef na Amazônia, Ida Pietricovsky, representou o Unicef Brasil durante a reunião de celebração do acordo e falou sobre a importância dessa cooperação.

“Entendemos que dentro da rede de garantia dos direitos das crianças e adolescentes, o Ministério Público é peça-chave. A agenda de ações que desenvolvemos no Tocantins passa para outro patamar ao ter o Ministério Público trabalhando conosco”, enfatizou.

Histórico

As tratativas para esta parceria foram iniciadas em maio deste ano, após o projeto “MP na Vacina” chamar a atenção do Unicef, que viu potencial na parceria com o MPTO para o desenvolvimento de ações voltadas à infância e juventude no Tocantins.

Participaram da reunião a coordenadora do CaoSaúde, promotora de Justiça Araína Cesárea; o coordenador do Caopije, promotor de Justiça Sidney Fiori; e a diretora-geral do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira. (MPTO)