Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Ageto

Foto: Divulgação Ageto

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), está com cerca de 76% pronta da obra da implantação da usina de energia fotovoltaica no Distrito de Irrigação Manuel Alves. O distrito de irrigação fica localizado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis, no sudeste do Tocantins.

O investimento do Governo do Tocantins para a construção da usina fotovoltaica é de R$ 6.170.000,00. A expectativa é que a geração da energia solar no Distrito aconteça nesse momento mais importante para agregar valor e promover a produção plena de fruticultura no projeto. Quando finalizada a usina vai gerar 1.2 megawatts. A previsão é de que a obra esteja concluída em até 35 dias.

“Os custos de energia para a produção dos alimentos no distrito Manuel Alves vão ter uma redução significativa, quando a usina começar a gerar energia”, destaca o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.

A construção da usina fotovoltaica no Distrito Manuel Alves faz parte do Termo de Cooperação Operacional com força de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) assinado em julho 2023, entre o Distrito e o Governo do Tocantins, via Ageto.

O objetivo do termo é ajustar a transferência da responsabilidade de manutenção econômica do projeto para a Associação do Distrito de Irrigação Manuel Alves, bem como o desenvolvimento de ações, visando ao aperfeiçoamento da viabilidade técnica.

Para o diretor de gestão de projetos e irrigação e drenagem da Ageto, Milton Luis Telles dos Santo Júnior, após a conclusão e a entrega da obra o Distrito estará em pleno funcionamento de todas as estações de energia, graças ao Termo de Cooperação Operacional assinado entre o Governo e o Distrito.

Projeto Manuel Alves

Com infraestrutura para irrigação de 5 mil hectares, o Distrito Irrigado Manuel Alves é um grande polo de produção de frutas. No projeto a área irrigável é dividida em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 são lotes empresariais, gerando cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos.

O projeto Manoel Alves produz, atualmente, cerca de 1,2 mil toneladas de frutas por mês, incluindo banana, manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora, melancia, etc. O Distrito de Irrigação é exemplo na área de produção de fruticultura do estado.