Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO

Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO

O projeto de estruturação e expansão do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins ganhou apoio da Bancada Federal Tocantinense em Brasília. Ao visitar os parlamentares no Congresso Nacional, nesta terça e quarta-feiras, o coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral da Corporação, apresentou os projetos arquitetônicos das futuras obras e obteve respostas positivas de transferência de recursos via emendas.

Os projetos do CBMTO contemplam a construção da sede própria da 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Taquaralto (Palmas), da sede da Companhia de Busca e Salvamento (CIBS), em Luzimangues (Porto Nacional), e da nova sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Araguaína.

"É uma visita para ser comemorada. Temos vários projetos de equipamentos de estruturação e construção de novos quartéis. Dentro das prioridades, podemos citar Luzimangues, que será uma grande referência para a gente, e significa um avanço para uma região em que não temos ainda uma Unidade Operacional e isso foi abraçado pela Bancada Federal", disse o coronel Farias.

Um dos projetos que mais  necessitam de recursos para sua execução é o da Unidade Operacional em Luzimangues, pois trata-se de uma Companhia com grandes demandas e, em seu novo formato e endereço, vai agregar também uma Seção de Atividades Técnicas, Atendimento Pré-Hospitalar e ainda as ações e estrutura de Combate a Incêndios Urbano e Florestal.

O CBMTO já tem área definida para a futura sede, que será instalada na Orla de Luzimangues, às margens do Lago. "São obras importantes, pois também vão dar melhores condições de trabalho aos nossos militares, além de chegar a uma área a mais, como Luzimangues, que tem mais de 20 mil habitantes e que, se fosse uma cidade, seria a nona mais  populosa do Tocantins", completou o comandante.

Para o governador Wanderlei Barbosa, a estruturação do Corpo de Bombeiros Militar, com a criação de uma unidade em Luzimangues, marca  o compromisso de sua gestão com o bem-estar e a qualidade de vida da população como um todo. “É com grande satisfação que anuncio a criação de uma Companhia Independente dos Bombeiros em Luzimangues, fortalecendo nossa capacidade de resposta às emergências na região. Além disso, estamos expandindo nossos serviços, inaugurando novas sedes para as Unidades dos Bombeiros em Taquaralto e Araguaína. Tudo isso porque a segurança e o bem-estar de nossos cidadãos são prioridades absolutas e os bombeiros desempenham um papel vital nesse sentido, agindo corajosamente para proteger vidas em situações de risco. Essas novas instalações não apenas garantirão uma resposta mais rápida, mas também ressaltam nosso compromisso com a preservação da vida de todos os cidadãos do Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Em Brasília, as reuniões ocorreram com apoio da Secretaria Extraordinária de Representação, em Brasília, por meio da ação do secretário Carlos Manzini, que celebrou os resultados e afirmou que a pasta tem cumprido com o papel definido pelo governador Wanderlei Barbosa. "É o nosso papel, no sentido de apoiar a interlocução das secretarias de estado com a Bancada Federal, que está coesa com o Governo do Tocantins e apoiando os projetos para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

Todos os encontros para as discussões e apresentação dos projetos do CBMTO ocorreram nos gabinetes dos senadores Eduardo Gomes e Professora Dorinha, e dos deputados Lázaro Botelho, Antônio Andrade, Alexandre Guimarães, Vicentinho Júnior e Carlos Gaguim.

Líder da Bancada Federal, a Professora Dorinha afirmou aos coronéis o seu empenho no apoio ao projeto da corporação. "O Governo do Tocantins tem investido na infraestrutura da Segurança Pública no Estado, e isso traz tranquilidade para a população. A bancada federal está em um diálogo transparente com o governador Wanderlei Barbosa para se unir aos projetos prioritários que tenham impacto real na vida da população, como a estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do nosso Estado", pontuou a senadora Professora Dorinha. (CBM/TO)