Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO

Foto: Luiz Henrique Machado/Secom-TO

No primeiro dia do mês de setembro, considerado o mês mais crítico do período de estiagem do Tocantins, foi lançada a tradicional Ação de Fiscalização Integrada nas áreas rurais do distrito de Taquaruçu, pelo comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Eduardo Farias, e representantes dos órgãos que integram o Comitê Estadual do Fogo. O lançamento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Taquaruçu, às 8h30 da manhã.

O trabalho faz parte do Plano de Ação do Comitê do Fogo para 2023, e tem a coordenação da Defesa Civil Estadual. “O mês de setembro, historicamente, é o mês mais crítico do período de estiagem do Tocantins, com registro de muitas queimadas florestais e um trabalho intenso das equipes combatentes. Este ano, São Pedro nos presenteou com essa chuva abençoada, porém atípica para o período. Esperamos que o mês seja de maior tranquilidade em relação às queimadas, mas vamos seguir todo o planejamento de ações preparadas, que contempla um trabalho de prevenção que iniciou no mês de março, e segue até o período chuvoso se instalar de fato”, pontuou o coronel Farias. 

Na oportunidade, também foi assinado um Termo de Cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (SEMARH) para operacionalização da Brigada de Combate a Incêndios Florestais de Taquaruçu.

“A região de Taquaruçu merece uma atenção especial, e nós temos evoluído ao longo dos anos. O Governo do Estado tem buscado investir em ações preventivas, de conscientização e de estruturação para que o Tocantins não sofra tanto no período de estiagem. Na próxima semana será realizado o Festival Gastronômico de Taquaruçu, um evento tradicional, importante dentro do calendário estadual, e todas as forças de segurança estão empenhadas para que seja um grande momento, sem a ocorrência de queimadas”, frisou o comandante geral do CBMTO.

Os locais onde houver problemas ambientais poderão ser multados por questão de desmatamento, queimadas, e outros crimes ambientais, de acordo com as leis Federal e Estadual. As ações de Fiscalização Integrada contam com equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) por meio da Divisão de Fiscalização Ambiental, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) e apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). (CBM/TO)