Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) vistoriou e aprovou as obras de drenagem que fazem parte do processo de qualificação do Aeroporto de Araguaína. Nos últimos dias 24 e 25, o técnico de Edificações do setor de Investimentos da SAC, Carlos André Nascimento, esteve no aeroporto para acompanhar os serviços e informou que, em referência à vistoria feita em novembro do ano passado, as obras de drenagem avançaram conforme a previsão, respeitando o que está estipulado no contrato.

“Nessa primeira fase, tínhamos a parte de drenagem, uma etapa importante da obra, e ela foi concluída. Fizemos o recebimento provisório e aguardamos alguns outros detalhes para o recebimento definitivo para que a obra possa avançar para outras etapas”.

O prefeito Wagner Rodrigues ressalta que o aeroporto é uma das grandes prioridades de investimento da gestão, uma vez que amplia as opções de deslocamento para os moradores e atrai mais empresas para a cidade. “Nós estamos caminhando a passos largos para qualificar nosso aeroporto. A obra é muito complexa, muito específica e mesmo assim estamos conseguindo avançar em várias frentes”, ressaltou o prefeito.

Outras etapas em andamento

O projeto de qualificação e modernização do Aeroporto de Araguaína conta com cerca de R$ 40 milhões de um convênio com o Governo Federal, via SAC. Além disso, a prefeitura está aportando R$ 2,5 milhões em investimentos com recursos próprios para compra de parte dos equipamentos e ações de adequação.

Atualmente, várias frentes de trabalho são realizadas de forma simultânea, como os processos de compra e instalação do EPTA, um aparelho de rádio que auxilia na navegação, e do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, na tradução da sigla em inglês).

Outro ponto que a Prefeitura de Araguaína já está trabalhando é a reativação do espaço do Corpo de Bombeiros. A Esaero, empresa que administra o aeroporto, já está recrutando bombeiros civis, que precisam possuir treinamento e classificação específica para trabalhar em aeródromo.

Homologações

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado, na próxima semana já deve ser contratada a empresa que instalará o PAPI. Já a licitação do EPTA também será aberta na semana que vem. Os novos caminhões dos bombeiros já estão sendo adaptados e preparados, assim como a construção do espaço.

“Outro procedimento que vai acontecer já nos próximos dias será a pintura da pista. Depois disso, também serão feitas as outras etapas, como remodelação e ampliação do terminal de passageiros, a ampliação da pista, entre outros pontos”, informou Frederico.

O Plano Diretor do Aeródromo também já está sendo montado. É o documento dá as diretrizes de como deve ser a operação do aeroporto e as construções da vizinhança. “Já temos empresa contratada fazendo serviço”, relatou o secretário.

Empresas aéreas interessadas

De acordo com Frederico, para ampliar os voos, é necessário apenas terminar as etapas operacionais e o Plano Diretor, ou seja, os novos voos podem ser instalados na cidade antes mesmo que todo o projeto de qualificação estar pronto. Hoje, o aeroporto de Araguaína está habilitado a receber apenas aviões turbo hélice. Com as partes operacionais da qualificação entregues, jatos e aviões de maior porte poderão pousar na cidade.

“Já temos empresas interessadas em se instalar aqui para oferecer novos voos. Elas estão esperando só a gente fazer o nosso dever de casa. Estamos trabalhando para que essas etapas sejam concluídas em fevereiro de 2024, mas todas as obras para a qualificação final seguem até junho de 2024”, finalizou Prado.

Atualmente, o Aeroporto de Araguaína oferece a rota Araguaína-Brasília e Brasília-Araguaína, com avião turbo hélice da empresa Passaredo três vezes por semana.