Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Acontece nesta segunda-feira, 28 de agosto, a 1ª fase da Olimpíada Mirim-OBMEP, competição de matemática voltada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de todo o País. Em Palmas, alunos de 15 escolas participam. 

No decorrer do processo de avaliação, será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira prova consiste em uma etapa classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Os Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 9 de novembro, também composta de15 questões objetivas.

O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Para celebrar o desempenho dos alunos, a Olimpíada Mirim disponibilizará certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze. 

Segundo o técnico de currículo da diretoria de ensino fundamental e professor de Matemática, Bruno Martes, a Olimpíada Mirim - Obmep é mais uma ação que estimula o ensino da matemática desde os anos iniciais do ensino fundamental. “Além de desenvolver no educando cada vez mais cedo o contato com o conhecimento matemático, trabalhamos de forma mais interativa os conteúdos”, observou o professor.

Olimpíada Mirim-OBMEP

A Olimpíada Mirim-OBMEP é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC). (Secom Palmas)