Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação BPMA

Foto: Divulgação BPMA

A Polícia Militar apreendeu nesse domingo, 27, cerca de 98 quilos de pescado ilegal e prendeu em flagrante um homem por crime ambiental. O caso aconteceu em Barra do Rio Verde, região da Ilha do Bananal.

Policiais da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia militar Ambiental (BPMA) receberam denúncia anônima de que pessoas oriundas do Distrito Federal estavam praticando pesca ilegal há aproximadamente três dias no interior da Ilha do Bananal. Diante da denúncia, os militares do BPMA solicitaram apoio das guarnições do policiamento ordinário de Sandolândia e Araguaçú.

Os policiais passaram então a realizar abordagens a veículos, saindo do interior da ilha - na localidade denominada Barra do Rio Verde, onde deram ordem de parada a um veículo com um reboque com duas caixas térmicas contendo 98 quilos de pescado das espécies tucunaré, surubim, piau, piranha e pirarucu. 

Um homem de 36 anos que conduzia o veículo com o reboque assumiu ser o proprietário da carga. O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado até a Central de Flagrantes de Alvorada, onde foram lavrados os procedimentos legais cabíveis ao caso. 

Além da prisão, o homem foi multado em R$ 6.960,00 mil reais e teve todo o pescado apreendido pelos policiais do BPMA, que em seguida realizaram a doação dos peixes à Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Gurupi (TO), que complementou as sextas básicas e distribui a 48 famílias assistidas pela entidade com os peixes que recebeu do Batalhão.

O BPMA adverte que o transporte de pescados é somente um exemplar por pescador devidamente licenciado, conforme portaria Naturatins nº 35/2023 de 03 de março de 2023, publicada no diário oficial nº 6283 de 06 de março de 2023.