O Rio Tocantins possui muitos seres vivos ao longo de toda a sua extensão, mas continua surpreendendo a todos com a diversidade biológica. Na última quinta-feira, 24, o biólogo e coordenador da entomofauna da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Anderson Brito Soares, publicou um artigo, juntamente com outros dois colegas, o Dr. Marcelo Costa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e o Dr. Paulo Henrique Franci da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre a descoberta de uma nova espécie de peixe.
O animal, de origem Myloplus, se chamará Myloplus animacula e será somado às outras 12 espécies que esse gênero possui. A nova espécie está amplamente distribuída nos trechos superior e médio da bacia do Rio Tocantins e também no Rio Araguaia e seus afluentes. Esse peixe se diferencia por apresentar uma marca preta na porção distal dos raios anteriores da nadadeira anal, além de ter 19-21 raios ramificados na nadadeira dorsal.
A descoberta foi resultado de pesquisa da dissertação do mestrado pela UFT no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGbec). Conforme o biólogo, foram dois anos de pesquisa e mais um ano para escrever o artigo e publicá-lo. (Secom Palmas)