Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reúne os supervisores e engenheiros agrônomos novatos que atuam na área vegetal da Agência para o alinhamento das ações de fiscalizações de defensivos agrícolas e sementes e mudas. O encontro começou nesta quinta-feira, 31, e segue até o dia 1º de setembro, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas.

Durante a abertura, o presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou os avanços promovidos pela área vegetal ao Tocantins  dando ênfase ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que em 2004 eram contabilizados 20 toneladas dessas embalagens devolvidas e passou para um total de 1.074 toneladas em 2022, um avanço de 5.370% ao longo dos últimos 18 anos. “É resultado de parcerias e do compromisso dos servidores em levar conscientização aos produtores rurais da importância do crescimento da produção com sustentabilidade”, avaliou.

A Agência é responsável ainda pelo cadastro de empresas fabricantes dos produtos agrotóxicos e afins, bem como o registro dos produtos fitossanitários autorizados a serem comercializados no Tocantins. “Estamos padronizando as atividades para que possamos melhorar os serviços prestados, discutindo a legislação, pontuando novas diretrizes e fortalecendo o nosso trabalho”, disse o gerente de Inspeção Vegetal, Carlos Cesar Barbosa.  

Outro ponto importante que será discutido é o planejamento de ações de fiscalização voltadas para produtores rurais e comerciantes de defensivos agrícolas, bem como noções jurídicas sobre preenchimento de documentos oficiais de fiscalização. Além disso, normas vigentes quanto aos padrões de sementes e mudas comercializadas no Estado para garantir aos usuários produtos de qualidade genética esperadas na produção.

O curso contará com simulação de fiscalização e avaliação das atividades em lojas agropecuárias.