Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Taianne Moreira

Foto: Taianne Moreira

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, convoca para a 4ª Conferência Estadual da Juventude, que terá como tema: “Reconstruir o Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. O objetivo é reconhecer e potencializar as expressões juvenis, visando fortalecer o enfrentamento a todas as formas de preconceitos e buscar efetivar políticas públicas para a juventude, contemplando sua diversidade. A portaria de convocação está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE), do dia 31 de agosto, e baseia-se no Estatuto da Juventude, no Decreto Federal e na resolução do Conselho Nacional da Juventude.  

A Conferência será realizada em outubro. A Secretaria dos Esportes e Juventude orienta os municípios tocantinenses que as etapas preparatórias municipais e regionais da Conferência Estadual devem ocorrer até 30 de setembro de 2023. A Comissão Organizadora Estadual será composta por seis representantes do Governo do Tocantins e seis entidades da Sociedade Civil. Também será garantida a pluralidade das regiões de integração e a representatividade dos segmentos sociais.

Os municípios que tenham Conselho Municipal da Juventude instituído deverão engajá-los na organização da conferência. As entidades interessadas em compor a Comissão Organizadora Estadual poderão demonstrar interesse mediante preenchimento de formulário disponibilizado no site da Secretaria dos Esportes e Juventude (www.to.gov.br/seju). Após convocação da etapa municipal, o município deverá comunicar à Comissão Organizadora Estadual. Outras informações poderão ser consultadas pelo email: diretoriadejuventude@seju.to.gov.br . As entidades da sociedade civil terão até o dia 10 de setembro para mostrar interesse em compor a comissão organizadora da Conferência Estadual.   

A Conferência Estadual da Juventude terá como público participante, delegados eleitos nas Conferências Municipais e Regionais, convidados envolvidos diretamente na Política de Juventude do Tocantins a serem definidos pela Comissão Organizadora, além de gestores estaduais e municipais da Juventude, considerados delegados natos e o público em geral.  (Secom/TO)