Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

Reunindo, em um único lugar, o melhor da culinária tocantinense e shows com artistas locais e nacionais, durante cinco dias, o Festival Gastronômico de Taquaruçu chega a sua 17ª edição. Organizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo, o evento é tão aguardado pela população palmense e turistas que as pousadas do distrito já não possuem mais vagas disponíveis, chegando a contar com fila de espera. 

Segundo Kênia Borges, proprietária do Casa das Flores e concorrente da Rota Gastronômica com o prato “Duo Das Araras”, a pousada este ano enfrenta uma alta demanda desde o anúncio do período do Festival Gastronômico pela prefeita Cinthia Ribeiro. “Tivemos um recorde nas reservas desde quando a prefeita Cinthia anunciou o período do festival. Contamos hoje com uma fila de espera de 68 casais para caso haja desistências.”

E não é apenas a dela que está com lotação máxima. A Pousada Sambaíba está com reservas completas desde o mês de maio e disse que o público está bem animado para o evento. “Para o período do Festival Gastronômico, nossos hóspedes reservaram com bastante antecedência. Durante este período, temos uma procura 'atípica' de hospedagem em comparação aos demais feriados e meses do ano. O público, em si, está bastante animado.”, disse Nilmara Cristina Silva Hagestedt, proprietária da pousada. 

A Pousada Lírios do Campo está com 95% de suas vagas ocupadas, havendo ainda alguns quartos disponíveis para aqueles que buscam um conforto e refúgio para ficar ainda mais perto do Festival. “A expectativa está em alta, porque além de fomentar meu comércio, está também trazendo um movimento bastante grande para toda a região de taquaruçu. Estamos buscando melhorar ainda mais nosso espaço, para receber nossos clientes.”, disse Netally Dayanna Campos, proprietária da pousada. 

17º Festival Gastronômico de Taquaruçu 

Com organização a cargo da Prefeitura de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo (Agtur), entre os dias 6 e 10 de setembro, a 17ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu oferecerá uma experiência única para seus visitantes. Com 41 pratos concorrentes, o evento também é marcado pela presença de cinco atrações nacionais de renome, incluindo Almir Sater, Ana Carolina, Mano Walter, Só Pra Contrariar e Biquini Cavadão. Além disso, houve a adição de uma categoria Vegetariana, com opções para pessoas intolerantes à lactose e aqueles que buscam refeições leves e dietéticas.