Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participou nesta segunda-feira, 4, do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa), que foi realizado no Conselho Municipal de Saúde, em Araguaína. O Comitê tem por objetivo alinhar ações e legislações referente à avicultura nos setores público e privado do Tocantins. 

Esse é o terceiro encontro do Comitê neste ano, onde foi discutido sobre a Padronização de ações de prevenção, vigilância e resposta à influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres e domésticas; Legislação que intensifica o sistema de vigilância na cadeia produtiva de aves no Tocantins, dentre outros assuntos.

Para a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (PESA) e presidente do Coesa, Mariana Teles, a reunião foi de extrema importância para alinhar ações destinadas aos avicultores da região norte do Estado, tendo em vista a situação de emergência zoosanitária por conta dos casos de influenza aviária no país. 

“Ficou acordado que, juntamente com outras instituições, a Adapec irá traçar formas de chegar até os produtores rurais e responsáveis técnicos com palestras, orientações e cursos sobre o nosso programa de aves, através de ações de educação sanitária, principalmente no tocante à prevenção à influenza aviária”, explica Mariana. 

Além da Adapec, o Comitê teve como participantes a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-TO), Associação de Avicultores do Norte de Tocantins (Avinto), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFA/MAPA), além de empresas de iniciativa privada.