Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Seduc

Foto: Divulgação Seduc

O segundo bloco da delegação tocantinense embarcou nesta segunda-feira, 4, com destino a Ribeirão Preto (SP) para participar dos Jogos da Juventude 2023, categoria 15 a 17 anos. Os estudantes-atletas foram classificados na etapa Estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A delegação deste bloco é composta por três dirigentes e 36 atletas que vão competir nas modalidades: judô, triatlo, tênis de mesa, e voleibol. Já o terceiro embarca no dia 11, com 66 estudantes-atletas que vão disputar as modalidades de águas abertas, handebol, basquete, vôlei de praia e natação. Os Jogos tiveram início no dia 1º de setembro e encerram no próximo dia 16.

Primeiro bloco

Os 45 estudantes-atletas do primeiro bloco encerram as competições nessa segunda-feira, 4, após cinco dias de provas. O desembarque em Palmas será na quarta-feira, 6.

O presidente do Comitê Olímpico Estadual (COE) da Superintendência de Desporto Escolar da Seduc, Leonardo Bernardes, faz um balanço do desempenho dos estudantes-atletas nas modalidades disputadas. "Estreamos com medalha de ouro no ciclismo, com o atleta Josué Teixeira Feitosa Júnior, nas outras três provas nossos atletas se classificaram para a final, mas não conseguiram medalhas, Joás Menezes Barbosa, de Porto Nacional, conseguiu ficar entre os 15 no nacional, com 14ª colocação".

Deste primeiro bloco Leonardo Bernardes destacou o Taekwondo e Wrestling, lutas que estrearam nos JETs deste ano. "Foi uma experiência muito boa, os atletas conseguiram lutar bem e alguns passaram de fase e conseguimos chegar às quartas de finais. A partir desta experiência eles podem melhorar as capacidades físicas e técnicas e conseguir uma colocação melhor no próximo ano".

Na ginástica rítmica, segundo o presidente do COE, as atletas obtiveram uma melhora nas performances e nas notas. "Lembrando que a faixa etária da ginástica é um pouco diferente, até 15 anos, e as atletas estão em uma crescente, quem sabe o ano que vem elas já possam conquistar medalhas para o Tocantins".

Quanto ao atletismo, o Tocantins conseguiu classificar alguns atletas para as finais, mas não conquistou medalhas. "A melhor colocação foi em sexto lugar no salto em distância, com o João Lucas de Oliveira, de Combinado, mas mesmo sem medalhas eles melhoraram as suas marcas", explicou Leonardo Bernardes.

E no badminton, o presidente disse que as disputas foram fortes contra atletas de estados que têm tradição na modalidade, com atletas da seleção brasileira e que já conquistaram o Pan-Americano. “Conseguimos chegar às quartas de finais, os atletas fizeram bons jogos, o que precisamos é promover um número maior de competição no Estado para melhorar a performance destes jogadores”.

Jogos da Juventude 2023

Os Jogos da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Nesta edição, mais de 4 mil estudantes das escolas públicas e privadas de todo Brasil disputam os primeiros lugares em 18 modalidades.