Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), os servidores que desempenham funções de coordenação, gerência e supervisão na Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tiveram suas gratificações retiradas desde maio e apesar de continuarem exercendo suas funções, nada foi feito para corrigir essa situação. A entidade alega que já cobrou reincidentemente uma solução do problema junto à Semus, mas ainda não teve posicionamento. 

Apesar dos próprios gestores informarem frequentemente aos servidores que a situação está para ser resolvida e que o pagamento de passivos estão garantidos, a situação é prorrogada mês a mês, fato que aumenta mais ainda a ansiedade dos servidores expostos a esta situação que, segundo o Sindicato, é deprimente. "Bem como colabora para que os referidos trabalhadores descontrolem completamente sua situação financeira, causando estresse e depreciando a qualidade de vida dos mesmos", alega o Sisemp. 

Para o Sindicato, é inadmissível que profissionais comprometidos, que se dedicam diariamente a cuidar da saúde da população, sejam tratados desta maneira. O Sisemp pede que a Saúde, bem como a prefeita Cinthia Ribeiro, valorizem os servidores e respeitem seus direitos, afinal, eles desempenham funções que exigem grande responsabilidade e comprometimento. Além disso, é ressaltado pela entidade que a falta de remuneração adequada pode ter um impacto negativo na qualidade do trabalho desses profissionais e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados à comunidade, em especial os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sisemp ressalta ainda ser importante lembrar que esses cargos de responsabilidade já estão previstos no organograma da Secretaria Municipal de Saúde. "O que torna ainda mais inaceitável a falta de pagamento das gratificações e mais inaceitável ainda o fato de não pagar, mas mantê-los trabalhando nos mesmos postos de trabalho o que pode configurar abuso de autoridade por parte da prefeita municipal e demais gestores", segundo o Sindicato. 

“Nossos servidores merecem ser valorizados e ter seus direitos respeitados!  A Prefeitura possui recursos para pagar essas gratificações! Assim, é inadmissível que estes servidores continuem realizando atribuições inerentes a cargos de maior responsabilidade sem receberem suas remunerações adequadas”, ressalta o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

Falta de pessoal

O Sisemp vem, há três semanas, tentando reunir com a recém Secretária e o Secretário Executivo da pasta e ainda não obteve êxito. Por isto, vem a público expor a situação degradante às quais estão expostos aqueles trabalhadores que deveriam estar muito bem psicologicamente para atenderem com presteza o cidadão palmense.

Além desta pauta o Sindicato ainda pretende discutir outros assuntos relevantes e de interesse institucional e de seus representados, tais como a insuficiência de pessoal atuando na Unidade de Pronto Atendimento Norte, como enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, o que tem causado sobrecarga nas equipe de trabalho, além de problemas de atendimento à população, bem como a necessidade de reforma estrutural de Unidades de Saúde.

“Estamos, ainda, tentando buscar respostas junto à Secretaria Municipal de Saúde, assim como do próprio gabinete da prefeita municipal, para estas e outras questões e, até então, não recebemos retorno, o que torna necessário a tomada de outras medidas cabíveis.” Concluiu o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.