Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Secom Gurupi

Foto: Secom Gurupi

Faleceu no início da noite desta sexta-feira, 8, a ex-deputada federal e ex-vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes, aos 82 anos de idade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeita Josi Nunes, filha de Dolores. 

A ex-deputada travou uma luta contra a Covid-19. Ela estava internada há 26 dias e nesta sexta-feira sofreu uma parada cardíaca, não resistindo. 

O velório acontece na Casa de Maria, situada na Avenida Minas Gerais esquina com a Rua 5, em Gurupi. O sepultamento será às 17h, neste sábado, 9, no Cemitério Santo Antônio, na região central da cidade.

Mais cedo, foi divulgado comunicado informando que Dolores havia necessitado retornar, nesta sexta, com os antibióticos por ter contraído uma infecção. Após a introdução da medicação, febre foi controlada. Foi informado ainda que houve alteração na pressão arterial, que também foi estabilizada com o uso de medicamentos e que foi necessário o retorno da sedação para conter a agitação. O quadro, naquele momento, era de estabilidade - conforme o comunicado. 

Confira notas de pesar:

Nota de pesar por Dolores Nunes

08/09/2023

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde.

Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins.

Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes. 

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

-----------------------------------------------

Nota Luto Oficial por Dolores Nunes

09/09/2023

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou Luto Oficial por três dias pelo falecimento da ex-deputada estadual e federal, ex-secretária de Estado e ex-vice prefeita de Gurupi Dolores Nunes, que também é mãe da atual prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

O Decreto foi publicado sob o número 6.674 em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, de sexta-feira, 8, número 6408.

Secretaria de Estado da Comunicação

Governo do Tocantins

----------------------------------------------

Nota de Pesar - Dolores Nunes

Uma mulher forte, destemida e vanguardista na política tocantinense. Aos 82 anos, nossa querida Dolores Nunes nos deixa. Contudo, deixa um legado: viver é correr o risco de assumir lutas e construir vitórias. 

Dolores Nunes foi secretária estadual de Ação Social em Goiás, primeira mulher eleita para a Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada federal, secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social no Tocantins, foi primeira-dama e por duas vezes e  vice-prefeita de Gurupi. Acima de tudo, uma grande mãe, avó e bisavó, dividindo e administrando, com maestria, tantas atribuições. 

Neste momento de dor, eu desejo que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de seus cinco filhos, a quem cumprimento em nome da minha amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes. Estendo meu abraço a todos os familiares e aos inúmeros amigos que se ressentem por essa perda. Que a paz do Senhor esteja com todos.

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas

-----------------------------------------------

Minha solidariedade à família de Dolores Nunes, 82 anos, pelo seu falecimento ocorrido nesta sexta, 08.

Dolores marcou a história política do Tocantins, sendo a primeira deputada estadual e também federal eleita pelo Estado do Tocantins. 

Esposa do saudoso Jacinto Nunes, Dolores exerceu outras funções públicas e políticas no decorrer da sua história, como secretária de Desenvolvimento Social do Estado no governo de Henrique Santillo e vice-prefeita de Gurupi. 

Em nome da amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, estendo minha solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Vilmar

Deputado Estadual 

-----------------------------------------------------

Nota de pesar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, mas conhecida como Dolores Nunes, de 82 anos, ocorrido na sexta-feira, 08, em Palmas.

Dolores Nunes, era natural de Natividade, foi secretária estadual de Ação Social em Goiás; deputada estadual e federal, pelo Tocantins, onde também foi secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Gurupi. Também atuou como primeira-dama quando da gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes (in memorian).

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa seus mais sinceros sentimentos neste momento de dor irreparável.

Palmas, 08 de setembro de 2023

Secretaria de Estado da Saúde

Sugestão de legenda:

Nota de pesar - Foto: Divulgação Saúde

---------------------------------------------------------------

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Dolores Nunes, liderança política que deixa um legado para o Estado do Tocantins e para a cidade de Gurupi em especial, registrado em suas passagens pelos cargos de deputada estadual e federal, vice-prefeita de Gurupi e secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, filha de Dolores, aos demais familiares e aos amigos, o Ministério Público expressa sinceras condolências, desejando que a dor por esta inestimável perda seja brevemente superada. 

------------------------------------------------------------

Nota de Pesar- Dolores Nunes


É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento da ex-deputada federal Dolores Nunes, aos 82, anos, ocorrido nesta sexta-feira, 8, em Palmas. Dolores foi diagnosticada com Covid-19 e, devido às complicações, não resistiu.

Maria das Dores Braga Nunes, mais conhecida como Dolores Nunes, era natural de Natividade (TO).

Formada em direito, Dolores Nunes, marcou sua trajetória na política sendo uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins. Ela foi prefeita e vice-prefeita de Gurupi, secretária municipal e de estado, deputada federal e estadual.

Dolores era viúva e deixa cinco filhos, cinco netos e cinco bisnetos. As informações sobre o sepultamento e enterro ainda não foram divulgadas pela família. 

Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos da família. Que Deus possa confortar a todos. 

 

Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína

-----------------------------------------------------------

É com profundo pesar que eu e minha família lamentamos o falecimento da ex-deputada federal Dolores Nunes. 

Sua dedicação à causa pública e seus esforços em prol da sociedade Tocantinense deixam uma marca impagável em nossa memória. 

Expresso nossas condolências à família e amigos neste momento de tristeza. 

Que Deus passe a frente da família e que sua contribuição para o nosso Estado seja lembrada e perdure para sempre!

Deputado Federal Antonio Andrade e família 

09 de setembro de 2023

--------------------------------------------------------------

A Secretaria do Turismo do Tocantins (Setur) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, a respeitada Dolores Nunes, aos 82 anos, nesta sexta-feira, dia 08, em Palmas.

Dolores Nunes, foi um exemplo de mulher na política. Natural de Natividade, exerceu importantes cargos no Tocantins e em Goiás. Foi secretária estadual de Ação Social de Goiás, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual e federal pelo Tocantins.

No Tocantins também exerceu o cargo de secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Foi vice-prefeita de Gurupi e atuou como primeira-dama na gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes. Mãe da querida prefeita de Gurupi, Josi Nunes, Dolores Nunes deixa um legado inesquecível na política tocantinense e será sempre lembrada por sua garra e compromisso com a vida pública.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos e pedidos de consolo ao Pai para que alcance a todos que sofrem com sua triste partida. 

Hercy Filho

Secretário do Turismo do Tocantins

-------------------------------------------------------------

O Tocantins recebe com tristeza a notícia do falecimento de Dona Dolores Nunes. Ex-primeira dama de Gurupi, deputada estadual, deputada federal, secretária de Estado, Dolores Nunes deixa uma marca inesquecível na política tocantinense, especialmente na área social.

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a todos os familiares e amigos nossos votos de pesar e o desejo do bom exemplo de pessoa comprometida sobretudo com os mais carentes deixado por Dona Dolores seja seguido pelas novas gerações.

Deputado Amélio Cayres

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

--------------------------------------------------------------