Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Secom Gurupi

Foto: Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi decretou nessa sexta-feira, 8, luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada e ex-vice-prefeita de Gurupi, Maria das Dores Braga Nunes, de 82 anos, mãe da prefeita Josi Nunes.

Dolores Nunes, como era conhecida, faleceu por volta das 19 horas, dessa sexta-feira, 08, após uma parada cardíaca. Ela estava há 26 dias internada em um hospital em Palmas-T0, por conta de complicações da Covid-19.

O Decreto nº 1.129/2023 publicado no Diário Oficial de Gurupi, destaca o seu legado e relevante histórico prestados ao Tocantins em especial ao município de Gurupi, ressaltando sua trajetória como primeira dama, vice-prefeita, e seu pioneirismo sendo: a primeira mulher tocantinense eleita deputada estadual; a primeira ser eleita deputada federal pelo Estado do Tocantins e a primeira presidente da fundação mantenedora UnirG.  

Advogada e educadora, Dolores Nunes nasceu em Natividade do Tocantins, é gurupiense de coração e ajudou significativamente na construção desta cidade com muita garra e determinação, ao lado de seu falecido marido, Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi.

Dolores Nunes teve vários mandatos: deputada estadual (1991-1994); deputada federal (1995-1998); e vice-prefeita de Gurupi (2013-2020). presidente Diretório Municipal do PMDB de Gurupi; presidente do Diretório Municipal do PTR, Gurupi, TO; presidente do Diretório Municipal do PP de Gurupi e segunda-vice-presidente do PP de Palmas.

Dolores exerceu também atividades profissionais e cargos públicos: secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, 1987-1988. secretária de Trabalho e Assistência Social do Tocantins em 2009-2010. Professora do Estado e presidente da Fundação Educacional de Gurupi.