Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação Sepot

Foto: Divulgação Sepot

Às margens do Rio Javaés, em meio à exuberante natureza da maior ilha fluvial do mundo, seis etnias indígenas dos estados do Tocantins e Mato Grosso participam dos I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal, entre os dias 7 e 9 de setembro, na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia.

Tendo como realizadores o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e a Prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas, o evento reúne cerca de 1.200 esportistas de diversas modalidades como arco e flecha, luta corporal, atletismo, futebol e cabo de guerra.

A diversidade cultural presente nos jogos está representada na participação das etnias Javaé, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Tapirapé e Xerente. E, também, ressaltada na participação das mulheres nas modalidades futebol feminino, cabo de guerra e atletismo. Considerando anos anteriores, a organização do evento prevê um público de cerca de 5 mil pessoas assistindo aos jogos e participando das festividades, que contam com apresentações culturais e shows regionais.

Valorização cultural

Na realização dos jogos, o diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Sepot, Célio Thorkã Kanela, ressaltou a importância do evento na promoção da cultura tradicional. “Quando valorizamos nossa cultura e promovemos o intercâmbio com outros povos, inclusive os não indígenas, a gente permite que as pessoas conheçam e respeitem mais nossas tradições, isso diminui o preconceito existente com a cultura indígena.”

A ocorrência dos jogos durante o feriado do dia 7 de setembro não é uma novidade na comunidade indígena de Canuanã, já era tradição as competições de futebol (uma das modalidades preferidas entre as etnias) e uma grande celebração aproveitando a reunião entre os parentes (maneira como se referem aos indígenas de outras etnias). O crescimento na participação fez com que as modalidades fossem ampliadas e cada vez mais público fosse atraído ao evento.

Percebendo o potencial para o município, a Prefeitura de Formoso do Araguaia decidiu encampar a realização dos I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. O prefeito de Formoso do Araguaia Heno Rodrigues, expressou sua alegria em participar da organização dos jogos de Canuanã. "Primeiro por ser uma tradição e segundo porque este ano tivemos um apoio do Governo do Estado, através da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para que a gente pudesse aprimorar essa festividade. Além de ter todas as etnias aqui da Ilha do Bananal, temos também outras etnias aqui do estado do Tocantins e de outros estados. É oportunizar o intercâmbio entre essas diferentes etnias e também permitir que a comunidade aqui de Formoso tenha contato com esses indígenas nesses dias em que estão sendo realizados esses jogos aqui na aldeia".

Expectativas positivas

A secretária municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas de Formoso, Isabel Lima, que esteve à frente da organização junto com a comunidade de Canuanã relatou que esse é o primeiro ano que a prefeitura participa e a expectativa foi muito boa, muito positiva. "Estamos vivenciando esse momento com grande satisfação para a gestão municipal, tanto por envolver etnias em nível de estado e também pela reação da comunidade indígena. Ontem o cacique Tehãbi Javaé expressou a felicidade dele emocionado com esse evento, com a forma de organização e a participação de todos”, disse. (Sepot)