Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Iure Paiva já acumula quase 50 medalhas em diversas provas de atletismo.

Iure Paiva já acumula quase 50 medalhas em diversas provas de atletismo. Foto: Fernando Maia/Secom/TO

Foto: Fernando Maia/Secom/TO Iure Paiva já acumula quase 50 medalhas em diversas provas de atletismo. Iure Paiva já acumula quase 50 medalhas em diversas provas de atletismo.

Superação é a palavra que melhor define a conquista de dois estudantes do Tocantins: Hentony Santos e Iure Paiva. Eles são paratletas experientes e já conquistaram muitos títulos e recordes em provas de atletismo, nas Paralimpíadas Escolares (competição voltada para estudantes com deficiências) e Meeting Paralímpico, mas neste ano eles conseguiram um feito ainda maior, foram classificados também para os Jogos Brasileiros da Juventude, onde competiram em igualdade com estudantes de todo o Brasil que não possuem deficiência alguma.

As Paralimpíadas Escolares foram realizadas em Brasília (DF), de 31 de agosto a 2 de setembro. Já os Jogos da Juventude começaram no último dia 1º e seguem até o dia 16 deste mês, em Ribeirão Preto (SP).

Em cinco anos, Hentony Santos, 16 anos, já conquistou quase 50 medalhas na classe T47. Só nas Paralimpíadas deste ano foram três medalhas de ouro e dois recordes brasileiro escolar, nas provas de corrida 400m e no salto em distância. “Nem acreditei direito quando descobri que iria também para o Escolar (Jogos Escolares). Foi uma mistura de sentimentos: de gratidão e de entusiasmo. Tenho aprendido e evoluído muito. Estou muito feliz com minha atuação nas Paralimpíadas e também nos Jogos da Juventude, que foi uma experiência maravilhosa que me proporcionou um conhecimento incrível. Os atletas têm um nível muito elevado e saí de lá com a sensação de que posso entregar muito mais nas próximas edições e ser campeão também nos Jogos Escolares”, revelou empolgado.

Ao longo de sua trajetória no paradesporto, Iure Paiva, 18 anos, acumula 46 medalhas na classe T20. Só na etapa regional das Paralimpíadas 2023 ele foi medalhista de prata nas provas dos 400m e dos 1.500m. “Foi meu presente de 18 anos ir para o Escolar (Jogos Escolares). Foi muito legal. Estou feliz com minha participação e do meu amigo pela primeira vez com outros atletas sem deficiência. Chegamos a Ribeirão cansados, porque saímos direto de Brasília (Paralimpíadas), mas mesmo assim fomos bem. Agora vamos focar na competição de São Paulo e trazer mais medalhas para o Tocantins”, enfatizou confiante.

Hentony Santos e Iure Paiva estudam na Escola Estadual Machado de Assis, localizada no município de Araguanã, e são treinados pelo educador físico Rafael Gabarrão, há mais de cinco anos. Os resultados dos esforços dos atletas e do técnico são surpreendentes. Nos Jogos da Juventude, Hentony e Iure melhoraram as marcas nas provas dos 400m, 50m e ficaram na 14ª e na 22ª colocação entre os competidores de todo o País. Com esse resultado, Iure entra no Top 10 T20 e Hentony no Top 5 T47.

 Hentony tem 16 anos e é o atual recordista brasileiro escolar na corrida de 400m e no salto em distância (Foto: Fernando Maia/Secom Palmas).

Para o treinador, o desempenho dos dois paratletas é a soma de múltiplos esforços e avalia que ambos têm um futuro promissor no atletismo para além das disputas escolares. “Essa participação inédita em uma competição fora do paradesporto é uma conquista histórica e demonstra o potencial do Hentony e do Iure. O mérito maior é deles, são empenhados, dedicados e alunos com responsabilidade e disciplina. Fico feliz demais em acompanhar toda a evolução deles e o desenvolvimento de cada um. Sou grato a Deus por me permitir ajudar a transformar a vida deles e dos meus outros alunos por meio do paradesporto”, contou Gabarrão emocionado. 

JETs e Parajets

Os dois estudantes, assim como os demais representantes do Estado nas duas competições externas foram descobertos por meio dos eventos anuais realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), que estão na 32ª edição, e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), que estão na 9ª edição. Só neste ano, as disputas envolveram mais de 18 mil estudantes de escolas públicas e particulares do Estado.

Paralimpíadas Nacionais

Hentony Santos e Iure Paiva agora têm um objetivo maior: representar o Estado, junto com os demais integrantes da delegação tocantinense, na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que acontecem em São Paulo, no período de 27 de novembro a 2 de dezembro. (Secom/TO)