Brasília terá a chance de vivenciar e conhecer as culturas do Cerrado, com representantes do bioma e dos territórios nele inseridos. Vem aí o X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, de 13 a 16 de setembro, com o tema Cerrado: Conexão de Povos, Culturas e Biomas. Quilombolas, geraizeiros, indígenas, quebradeiras de coco babaçu, entre outras comunidades e povos tradicionais, vão partilhar com o governo, sociedade civil organizada e público em geral seus saberes ancestrais e seus caminhos de bem-viver. A programação inclui discussões políticas sobre combate ao desmatamento, a gestão dos recursos hídricos, filantropia para o Cerrado, apresentações culturais e feira de comercialização de produtos da sociobiodiversidade.
O evento será uma imersão profunda na defesa do bioma e vai reunir cerca de 500 representantes de Comunidades e Povos Tradicionais do Cerrado. A Feira, que integra o Encontro com a venda de produtos das cadeias socioprodutivas do Cerrado, espera uma circulação diária de 10 mil pessoas para conhecer um festival de cores, sons e sabores da cultura cerratense. Como parte da mobilização política, o Encontro inicia no dia 13 de setembro, com uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a PEC 504/2010 - que propõe a inclusão do Cerrado e da Caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional pela Constituição Federal. O tema da audiência é “Cerrado e Caatinga, patrimônios do Brasil: riqueza presente, herança futura”.
A abertura oficial do evento será no dia 14 às 16h, com a presença de autoridades, inclusive a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Ao longo dos quatro dias do Encontro, haverá oficinas, debates e mesas redondas sobre políticas públicas, mudança do clima, medicinas tradicionais, autodefinição e autodemarcação de povos e comunidades tradicionais, filantropia comunitária entre outros temas. Uma mostra audiovisual sobre o Cerrado e suas comunidades, além de oficinas de comunicação popular, também integram a programação, que terá uma rica parte cultural. A atriz Letícia Sabatella fará um show de música no dia 13 à noite. Personalidades como Marcos Palmeira, Gregório Duvivier, Giovanna Nader e Maria Paula já confirmaram presença. Haverá também show de música com Saci Were, Pé de Cerrado, Pereira da Viola, Fulô do Cerrado e Quilombo Gurutuba. Dançadeiras do Ribeirão de Areia (Chapada Gaúcha - MG) e o Grupo Kalunga também irão se apresentar ao longo do Encontro.
A Rede Cerrado é composta por 60 organizações, em conjunto com mais de 300 parcerias, e tem como objetivo unificar vozes e esforços para conservar e enaltecer a riqueza do Cerrado. O evento é uma produção da Rede Cerrado com apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN, IPAM, WWF Brasil, Instituto Cerrados, Instituto Terra Azul, Funatura e dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), além do Serviço Social da Indústria (SESI). O que é o Encontro O Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, realizado desde 2001, é um espaço de troca de experiências e articulação em defesa da savana brasileira, a mais biodiversa do mundo, e dos seus povos.
A 10ª edição representa um momento de intensa mobilização e integração entre diversos setores da sociedade. Além de ser uma grande festa, com programação cultural rica e diversificada, o Encontro é uma ocasião importante de articulação política, por meio da incidência em políticas públicas e da construção de redes para a comercialização dos produtos da sociobiodiversidade.