A Prefeitura de Lizarda do Tocantins realizou nesta sexta-feira, 15, uma caminhada em prol da campanha Setembro Amarelo. A ação aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e em parceria com o Colégio 31 de Março, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar e Segurança Pública.
Setembro é o mês dedicado a ações de prevenção ao suicídio. Estudantes, professores, e profissionais das demais pastas marcaram presença, percorrendo a cidade com cartazes, segurando balões e vestidos de amarelo.
Na caminhada, a psicóloga Hegles Priscila Borges Lopes ressaltou a importância de falar sobre a temática abertamente e de não se calar quando se precisa de ajuda. "Dando visibilidade à campanha esperamos que as pessoas não se sintam sozinhas e que possam procurar ajuda quando necessário", reforça.
Ao final da ação houve apresentações e sorteio de brindes aos participantes.
(Foto: Naldo Araújo/Prefeitura de Lizarda) (Foto: Naldo Araújo/Prefeitura de Lizarda) (Foto: Naldo Araújo/Prefeitura de Lizarda)Dados
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Segundo dados da OMS, todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. (Com informações complementares de https://www.setembroamarelo.com/)
(Foto: Naldo Araújo/Prefeitura de Lizarda)