Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Foto: Divulgação Adapec

O prazo para colheita de soja semente nas Planícies Tropicais Tocantinenses, que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Dueré e Santa Rita encerra na próxima quarta-feira, 20. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta safra foi cultivada uma área de 69.572 hectares.

A janela de plantio de soja nas várzeas iniciou no dia 20 de abril. E assim como vem ocorrendo em anos anteriores, o Tocantins recebeu do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a autorização para a manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais para as finalidades de pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva semente para uso próprio "salva legal".

“Por se tratar de um plantio de excepcionalidade, a Adapec, mantém semanalmente equipes de fiscalizações nas lavouras, realizando o monitoramento de pragas, a fim de prevenir e controlar a ferrugem asiática, principal praga que acomete a cultura da soja,” destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Monitoramento da Adapec nas lavouras     

Segundo dados da Adapec, foram cadastradas na Agência, 135 propriedades rurais produtoras de soja semente. Neste período, foram realizadas 1.722 fiscalizações em campo e a  coleta de 4.070 amostras georreferenciadas.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, disse que, as medidas adotadas pela Adapec no plantio de soja sementes nas planícies tropicais vêm garantindo o patrimônio fitossanitário da região, acrescentando que, o trabalho realizado pela Adapec durante toda safra, no controle da ferrugem asiática e de outras pragas, garante a qualidade da produção. (Adapec/TO)