Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Pacientes recebendo orientações durante o processo pré e pós - operatório.

Pacientes recebendo orientações durante o processo pré e pós - operatório. Foto: Divulgação Saúde/TO

Foto: Divulgação Saúde/TO  Pacientes recebendo orientações durante o processo pré e pós - operatório. Pacientes recebendo orientações durante o processo pré e pós - operatório.

Para Josineide Bispo, de 55 anos, ter realizado a cirurgia bariátrica foi sua melhor escolha. Ela está entre os beneficiados pelo Serviço de Bariátrica do HGP da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). "Sofria muito com o peso. Eu tinha diabetes, pressão alta e hoje não tomo mais remédios  para estas doenças, graças a Deus. Eu fiz todo o acompanhamento com a equipe do Hospital Geral de Palmas, fui bem atendida. Realizei o procedimento há um ano. Tive alta no outro dia e a minha vida melhorou 100%. A equipe é muito carinhosa, eu só tenho gratidão", conta. 

A Josineide se junta aos diversos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo Serviço de Bariátrica do HGP, que dispõe de equipe multiprofissional, com atuação do pré ao pós-operatório, que auxilia em todo o processo de recuperação. Só em 2022, cerca de 60 cirurgias foram realizadas e neste ano, até agora, já são 50 procedimentos.

A equipe conta cirurgiões especialistas e membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, psicólogos, nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos cardiologistas, pneumologistas e cirurgiões vasculares.

O coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do HGP, Jorge Zeve, explica que a obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. "Quase 50% da população têm excesso de peso e 20% da população tem obesidade. É importante ressaltar que após o procedimento,  o usuário precisa seguir  a orientação de novos hábitos, adotar um estilo de vida saudável , reeducação alimentar,  realizar atividades físicas, ou seja, mudar seus hábitos para intensificar o resultado do tratamento proposto e realizado pela equipe multidisciplinar do HGP. Desde de 2021 nós realizamos procedimentos de videolaparoscopia, considerada uma técnica avançada em procedimentos de gastroplastia, cirurgia bariátrica, obesidade ou de redução do estômago. Nossa equipe se qualificou no serviço do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, unidade de renome na América Latina”, comentou.

Este tipo de cirurgia  não envolve apenas os cuidados com a parte física, para que haja êxito seu resultado depende também de aspectos psicológicos. De acordo com o psicólogo do Serviço, Kleber Pessoa, o serviço oferece o suporte psicológico para que o usuário possa realizar o todo o tratamento. "Auxiliamos desde o pré-operatório, com  avaliação da parte  emocional do paciente e suas expectativas sobre a cirurgia, até o final do tratamento, isso inclui avaliação psicológica incial para tentarmos identificar se tem algum transtorno ou distúrbio. Eu costumo dizer que 80% do sucesso do programa é a consciência do paciente, ou seja, precisa cuidar antes e depois do procedimento, é um programa para vida. O paciente é o ator principal deste processo. Ao seguir as orientações dadas pelos profissionais o sucesso é certo", declarou.

O marceneiro David Pereira, de 35 anos, veio de Gurupi e realizou o procedimento recentemente. “Fiz a cirurgia aqui no HGP, minha expectativa é perder peso e poder trabalhar melhor, ter qualidade de vida, além de aumentar minha autoestima. Contei com todo suporte da equipe, e estou bem satisfeito de poder contar com este serviço para melhoria da minha saúde”, disse.