Estado

Presidente ATI-TO, Alírio Felix, embarca nesse sábado, 16, para a missão na China.

Presidente ATI-TO, Alírio Felix, embarca nesse sábado, 16, para a missão na China. Foto: Divulgação ATI

Foto: Divulgação ATI Presidente ATI-TO, Alírio Felix, embarca nesse sábado, 16, para a missão na China. Presidente ATI-TO, Alírio Felix, embarca nesse sábado, 16, para a missão na China.

O presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins, Alírio Felix, embarca nesse sábado, 16, para uma missão na China, organizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). A agenda de trabalho visa explorar as inovações tecnológicas em andamento no país asiático, com foco na região de Shenzhen, que é uma das grandes potências mundiais em desenvolvimento tecnológico.

A missão, que ocorre entre os dias 16 e 25 de setembro, mostra o compromisso do Governo do Tocantins em criar um ambiente propício para a transformação tecnológica, visando um futuro mais promissor e conectado para todos.

Inovação e tecnologia

Shenzhen é atualmente o epicentro da Greater Bay Area, uma região composta por nove cidades chinesas. Essa região já ultrapassou a Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, em termos de concentração de riqueza, com um PIB conjunto de US$ 1,64 trilhão, quase o dobro do PIB gerado pelo Vale do Silício, que totaliza US$ 837 bilhões.

A China tem se destacado como a nova potência da economia digital, fortalecendo seu ambiente doméstico e expandindo sua presença global por meio de empresas de tecnologia. Esta missão representa uma oportunidade única para a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI-TO) conhecer de perto o ambiente de inovação e tecnologia em Shenzhen e trazer insights valiosos para o estado do Tocantins.

Huawei Connect 2023

A ATI-TO também estará presente no Huawei Connect 2023, um evento com foco na aceleração da inteligência do setor, que ocorrerá de 20 a 22 de setembro, em Xangai, e servirá como plataforma para o Tocantins explorar oportunidades e debater os rumos da tecnologia inteligente.

O presidente da Agência, Alírio Felix, enfatiza a importância da missão. "Ao conduzirmos programas de imersão nos polos de inovação mais dinâmicos na China, planejamos compartilhar os modelos inovadores, as melhores práticas que estão rapidamente conquistando o mundo e transformando o cenário da inovação a uma velocidade sem precedentes. Estamos entusiasmados em trazer essas experiências para o Tocantins e contribuir para acelerar nosso progresso tecnológico no Estado", conclui o presidente.