Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Encontram-se abertas as inscrições para o Seminário Interdisciplinar de Pesquisas Empíricas Aplicadas às Ciências Jurídicas, Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O seminário é destinado a membros e servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO); magistrados e servidores do Poder Judiciário e demais integrantes do sistema de justiça; estudantes dos programas de pós-graduação, profissionais, professores, estudantes e comunidade em geral.

O intuito do evento é aprofundar o conhecimento dos participantes a respeito dos fundamentos e técnicas de pesquisa científica que possibilitem estudos sistematizados com consequentes reflexos nas soluções dos problemas sociojurídicos.

Os interessados poderão se inscrever até 10 de outubro. As vagas ofertadas são limitadas a 200 para participação presencial.

O seminário será realizado no dia 11 de outubro, no auditório da sede no Ministério Público do Tocantins (MPTO), sendo transmitido no canal Cesaf-ESMP no Youtube.

Programação

9h - Abertura

9h30 - Palestra “ Nucleação de Grupos de Pesquisa em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Acesso à Justiça: desafios e possibilidades jurídico-institucionais”, com Luciana Silva Garcia, doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB) na área de Direito, Estado e Constituição. Com estágio pós-doutoral pela UnB e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Também é professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), membro do corpo permanente do mestrado profissional em Administração Pública e colaboradora do mestrado e doutorado acadêmicos em Direto.

12h - Intervalo

14h - Painel: Caminhos da Pesquisa em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

Exposição 1 - Metodologia da Pesquisa aplicada às ciências jurídicas, prestação jurisdicional e Direitos Humanos

Expositora – Dra. Patrícia Medina - Docente pesquisadora do MPPJDH - Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense e Universidade Federal do Tocantins

Exposição 2 - Metodologias qualiquantitativas para a pesquisa e avaliação de políticas públicas e direitos humanos

Expositora - Dra. Helga Midori Iwamoto – Pós-doutora em Desenvolvimento Regional pela UFT (2019). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em Feminismo e Terceiro Setor. É coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL) da UFT.

16h - Debate

17h - Reunião Técnica – Estruturação de Grupo de Pesquisa (docentes e discentes dos programas de pós-graduação). (MPTO)