Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação SSP-TO

Foto: Divulgação SSP-TO

Debates sobre política de segurança pública e soluções tecnológicas inovadoras fazem parte da programação internacional da qual participa o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, e outros nove gestores que compõem o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Representando o Governo do Tocantins, o secretário está na Finlândia e nessa quinta-feira, 21, deve se deslocar para a Estônia, onde também terá agenda. 

Na Finlândia, o gestor se encontra com autoridades e participa de debates sobre políticas governamentais. O secretário também conheceu a Polícia da Finlândia e suas questões táticas e operacionais, além de grandes empresas de telecomunicações e tecnologia, como a Nokia, que tem feito uma transformação digital na segurança pública, a Airbus e ICEYE, que atua com monitoramento persistente com satélites. 

“Tem sido uma experiência bastante enriquecedora que tem permitido fazermos novos contatos e trocarmos experiências. Temos conseguido identificar melhores práticas e experiências de sucesso em políticas públicas e programas governamentais e discutir oportunidades de colaboração que podem  beneficiar o Tocantins. A Finlândia, por exemplo, é o 7º país com melhor desempenho em Segurança Social no mundo e essa é uma grande oportunidade de vermos de perto o que tem dado certo por aqui”, disse o secretário Wlademir Mota Oliveira.

A missão internacional para a Europa é do Consad e segue até o próximo dia 22. (SSP/TO)

(Foto: Divulgação SSP-TO)