Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação SES/TO

Com objetivo de reforçar a valorização da vida e a prevenção do suicídio, foi realizado nesta quarta-feira, 27, uma palestra em alusão à “Campanha Setembro Amarelo” com o tema “Valorização da Vida”. Na ocasião, os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), foram prestigiados com música, dinâmica e palestra.

O encontro foi realizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (GPSANT), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST).

"Falar sobre a valorização da vida é um convite para discutir e contribuir com reflexões acerca da saúde mental e reforçar sua preciosidade, sendo ela única e intransferível. Precisamos nos atentar aos cuidados que possibilitem a promoção de saúde, principalmente nesse mês do setembro amarelo e durante todo o ano", afirmou o psicólogo Lucas Lima Nascimento de Sousa.

“O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Essa ação visa reforçar aos servidores da SVS a importância da valorização da vida, com um momento descontraído para trazer a reflexão. Destacamos ainda, que no Estado do Tocantins foram registrados em 2023, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), 1.160 notificações de tentativas de suicídios e 102 casos de suicídios, conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) isso é muito preocupante e os serviços de saúde estão se mobilizando para reduzir estes números”, disse a enfermeira da área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da SES-TO, Karoline Gomes Rodrigues,

A Enfermeira do Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST), Samara Rodrigues Souza afirmou que “a campanha Setembro Amarelo é importante porque é dedicada à Valorização da Vida e à Prevenção contra o Suicídio, trata-se de uma ação que visa conscientizar as pessoas sobre viver bem com os seus semelhantes, potencializar uma mentalidade e experiências que promovem felicidade, paz, bem estar, saúde física e mental e uma excelente qualidade de vida”.