Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) definiu a data e o local de um dos eventos mais significativos do setor de agronegócio no Brasil. O XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) está oficialmente marcado para ocorrer em Foz do Iguaçu, de 10 a 13 de setembro de 2024, nas instalações do Rafain Hotel.

O tema central desta edição é "Sementes: A Matéria-prima da Sustentabilidade", que terá como objetivo discutir o papel das sementes na geração de inovação, qualidade e rentabilidade para o setor agrícola, bem como na preservação dos recursos naturais e da biodiversidade.

“Este  tema é atual e relevante para o desenvolvimento do setor de sementes e da agricultura brasileira, pois  reflete a relevância das sementes como uma fonte crucial de variabilidade genética, produtividade agrícola e conservação ambiental”, destaca o  presidente da Abrates,  Fernando Henning.

Ele reafirma que a semente é a base de muitas cadeias produtivas, desde as lavouras até as mudas e novas espécies. Por isso, é fundamental discutir a sustentabilidade do setor de sementes, especialmente em um cenário de desafios globais.

Desta forma, o Congresso visa debater também os desafios e as oportunidades para o setor diante das demandas por sustentabilidade. A programação do evento será ampla e diversificada, abrangendo temas básicos e inovadores, com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais. Haverá também um espaço para os expositores e patrocinadores apresentarem seus produtos, processos e tecnologias relacionados às sementes e ainda submissão de trabalhos.

Uma das novidades do CBSementes é a reativação do Comitê Técnico de Análise de Sementes, que será responsável por um dos quatro simpósios que serão realizados. Nas edições anteriores eram realizados três simpósios nas áreas de sementes forrageiras, florestais e patologia de sementes. “ O evento terá uma duração de quatro dias e, dentro da programação, será realizado um simpósio por dia. Cada uma das áreas  contará com palestrantes renomados e assuntos atuais, enriquecendo o debate científico e técnico”, enfatiza o presidente.

A escolha de Foz do Iguaçu como sede do evento foi baseada em uma pesquisa que apontou as vantagens da cidade em termos de infraestrutura, acessibilidade e lazer.  “A organização do evento está empenhada em oferecer uma programação de alto nível e contar com o apoio do time da Abrates e dos patrocinadores para realizar um grande evento. Não temos dúvida que será um evento de sucesso, como os demais já realizados pela Abrates”, afirma  o presidente Fernando Henning.

O CBSementes é uma iniciativa da Abrates, que conta com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores. A edição anterior do evento ocorreu em Curitiba em 2022, reunindo mais de 1200 participantes.