Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Foto: Lia Mara/Secom Palmas

A visita do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) na tarde desta sexta-feira, 29, rendeu à gestão municipal, além de elogios, a promessa de que o formato construído em Palmas poderá ser apresentado em outras cidades e estados brasileiros como modelo a ser adotado. Dias afirmou reconhecer que o NAI é um equipamento com características de uma gestão feminina, que traz em seu bojo além da qualidade e da eficiência, ainda marcas de que foi executado com sensibilidade, amor e carinho.

“Esta integração talvez seja uma das mais amplas que conheço no Brasil, um espaço onde é possível encontrar o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria, a Saúde, a Educação, os Serviços Sociais, o Conselho Tutelar e outros”, enumerou o ministro, referindo-se ao fato de que núcleo oferece estes serviços, visando atender crianças e adolescentes que se encontrem com alguma implicação com a justiça, além de suas famílias.

Ele assegurou que a visita ao NAI foi de grande importância e disse que falaria sobre o projeto pessoalmente com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e destacaria que o projeto é de grande importância para a promoção da dignidade humana. “Vejo aqui algo que realmente resgata vidas humanas. Parabéns!”, finalizou.

A visita do ministro ao NAI fez parte de uma extensa agenda na Capital, que foi acompanhada pela prefeita Cinthia. Ao receber os elogios e reconhecimento do representante do Governo Federal, ela fez questão de falar sobre como a obra, até então inédita no país, tem sido importante para os adolescentes na Capital. Ela também lembrou como a parceria auxiliou o projeto ser desenvolvido em tempo recorde.

“Para nós é motivo de muita honra entender que o Governo Federal reforça cada vez mais políticas públicas no sentido integral da palavra. Políticas públicas de Estado e não apenas de governo” evidenciou. Cinthia Ribeiro contou que o Núcleo de Assistência Integrada é fruto de uma parceria direta entre o Município de Palmas e o Governo Federal, que resultou numa obra orçada em R$ 8,7 milhões, executa num prazo de oito meses.

Para a gestora da Capital, o NAI está alinhado com uma das principais bandeiras do Governo Federal e reforça cada vez mais a determinação de se trabalhar pela melhoria de vida das pessoas que mais precisam da assistência do Poder Público. “Aqui trabalhamos de forma humanizada, olhando o cidadão como um todo, com políticas integradas”, afirmou. Ela contou que de 45 adolescentes assistidos no NAI, 35 participam atualmente de programas de menor aprendiz mantido pela Prefeitura de Palmas. 

Além da prefeita Cinthia e do ministro Wellington Dias, a visita ao Núcleo foi acompanhada pelo vice-governador Laurez Moreira, demais autoridades estaduais e municipais. Na sequência, a comitiva seguiu para o Palácio Araguaia, onde teria compromisso com o governador Wanderlei Barbosa. (Secom Palmas)